sexta-feira, 24 de abril de 2009

Será destruído?


Ao ver a foto ao lado, de imediato, me veio à cabeça, todos esses últimos fatos negativos, envolvendo todas as esferas de poder, que tem chegado de Brasília e amplamente divulgado na mídia impressa, falada, televisiva e agora também, a interativa, que tem mostrado a sua grande força, na transmissão online dos fatos. Porém, olhando melhor para a foto, para o seu texto, mergulhei ainda mais, na imagem, e logo veio a pergunta: será que irão conseguir destruir mais esse?
A democracia talvez tenha sido a conquista mais nobre que o Brasil alcançou nos últimos anos. Acho que em um momento como esse, muita reflexão deve ser feita. Transcrevo abaixo, um texto publicado na Folha de São Paulo (24/04), do Deputado Fernando Gabeira (PV/RJ) que retrata bem o momento vivido.
Aos que estão por vir

"Na crista da crise mundial, sopram ventos de mudanças. No norte, banqueiros e executivos tornam-se vilões. Aqui, políticos sofrem um bombardeio.
Pelos seus traços fortes, caricaturais, os Parlamentos são alvo predileto. É perigoso concentrar só neles.

Às vezes, acho que o governo escapa, sobretudo porque é um grande anunciante. Mas, pensando melhor, não é esse o ponto.
O caso dos cartões corporativos ganhou grande espaço. Tanto ele como o escândalo das passagens são de fácil entendimento.

Licitações, editais, relações com ONGs são temas ásperos, que não se reduzem a falas de 30 segundos nem se traduzem na linguagem visual.
O que dizer da transparência no Judiciário, no Ministério Público? Não há demanda para saber como se comportam juízes e procuradores nem como é gasto o dinheiro com eles.
Não são eleitos pelo voto popular. Independem dessa confiança básica, renovável. Com suas limitações, o processo que o avanço social e técnico deflagrou é a semente dos novos tempos.

Na internet e entre os leitores, a sensação é a de que todos os políticos são iguais e deveriam desaparecer. É um equívoco.

Depois de uma explosão nuclear, nem todos desaparecem: as baratas sobrevivem. Um Congresso fantasma ou um Congresso fechado não interessam à democracia.

Vale um esforço para ajustar sua conduta agora e renová-lo em 2010. Quem dá um passo à frente?
A sociedade avançou, a política envelheceu. É uma crise de crescimento da democracia. Jamais alcançaremos a perfeição. Mas vai melhorar.

E os que estão por vir, como no poema de Brecht, serão compreensivos com os tempos sombrios que vivemos.
Resta trabalhar para que a energia dos escândalos não esgote a busca de soluções. Devem andar juntas, como luz e sombra".

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...