quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cursos com novos nomes

O Ministério da Educação anunciou que mudará o nome de diversos cursos, entre eles, vários relacionados a tecnologia.
Existem no Brasil 26 mil cursos de graduação. Desses, pelo menos 7 mil têm nomes diferentes para o mesmo projeto pedagógico. Os primeiros a mudar de nome são os cursos de engenharia, com 258 nomenclaturas diferentes que deverão ser agrupadas em 22.
Com nomes comuns, o MEC pretende facilitar a elaboração dos projetos pedagógicos de cada curso, ajudar estudantes nas escolhas profissionais e dar mais clareza às empresas e órgãos públicos nos processos de seleção de funcionários.
Depois da unificação, cursos de engenharia como Computação com ênfase em engenharia de software, Software e Tecnologia da Informação ou Computacional passarão a ser chamados de Engenharia de Computação. Também mudarão de nome as engenharia de Automação e Sistemas, de Automação Empresarial, de Controle e Automação Industrial e de Instrumentação, Automação e Robótica. Todos eles serão chamados de Engenharia de Controle e Automação. Redes de comunicações serão de Engenharia de Telecomunicações e as graduações de Engenharia Mecatrônica deverão ser reenquadradas em Engenharia Mecânica ou de Controle e Automação.
A lista com os nomes atuais e a futura nomenclatura pode ser encontrada no site do MEC. A sociedade e o meio acadêmico poderão propor mudanças e inclusões até o dia 31 de julho, pela internet. Para participar é preciso enviar o formulário de avaliação para o email referenciais.sesu@mec.gov.br. (info)

Angkor, conhecendo um pouco do Camboja

Mais uma excelente matéria da National Geographic, mostrando a cidade perdida de Angkor que já foi considerado o maior complexo urbano do mundo pré-industrial. Na matéria você poderá ver um infográfico detalhando no tempo sua história, conhecendo seus templos, com fotos maravilhosas.

Horns Rev Wind

Esta imagem que vocês estão vendo ao lado é uma vista do Horns Rev Wind Farm, o maior parque eólico do mundo. Fica no Mar do Norte na Dinamarca, a mais ou menos 20 km da costa, e é parte do projeto de redução de poluição desse país. As turbinas deste parque eólico geram 160 MW de eletricidade desde 2002, quando foi inaugurado, e tem previsão de chegar a 4000 MW em 2030, quando estiver plenamente concluído.
A energia eólica é uma alternativa limpa para a geração de eletricidade, por ser não-poluente e infinita. Historicamente, a geração de energia eólica sempre foi feita em terra. Uma das dificuldades neste tipo de energia é encontrar uma região que sopre ventos regulares e fortes para manter a geração de eletricidade constante e de qualidade. Em áreas do mar, próximo à costa, os ventos possuem essas características e os engenheiros perceberam que isso seria bom para a geração deste tipo de energia.

Cada turbina é composta de uma hélice de 80 metros de diâmetro, colocadas a 70 metros de altura, pesando 439 toneladas. Elas estão afundadas a 14 metros sob a água e distam entre si de 560 metros. A área total do parque é de 20 km² e custou 270 milhões de euros.

Quebrando a barreira do som

Quebrar a barreira do som não é apenas um fenômeno audível. Como uma nova imagem militar dos Estados Unidos mostra, a quebra pode ser bastante visual também. A nova foto mostra um avião Air Force F-22 Raptor participando de um exercício no Golfo do Alasca no dia 22 de junho.
O fenômeno visual, que às vezes – mas não sempre – acompanha a quebra da barreira do som, também acontece durante explosões nucleares e depois do lançamento de naves espaciais. (hipescience).

Crescendo caindo para trás

A China parece estar com pressa no seu crescimento. A última vindo de lá, fala sobre a queda de um edíficio de 13 andares, que caiu de uma forma inusitada, ou seja, totalmente para trás. Confira

Cursos online

De Harvard à Massachusetts no exterior à USP e Unicamp no Brasil, conheça uma seleção de 12 cursos online todos pela web, alguns até gratuitos, para quem tem agenda cheia mas gostaria de aumentar seus conhecimentos. Confira

Emergência sanitária em Buenos Aires

...Os governos da Província e da cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, declararam, nesta terça-feira, estado de emergência sanitária na região, que concentra o maior número de casos e de mortes relacionadas à gripe suína no país...leia mais.
Enquanto isso, na Inglaterra, um moda está deixando as autoridades temerosas, as festas da gripe suína. As pessoas estão se reunindo em festas para se contagiarem com o vírus e tentar conseguir a imunidade no futuro. Veja.
Para os mais interessados, entenda melhor, a pandemia da gripe suína A(H1N1)

Amazônia azul

Uma área de 3,5 milhões KM2, maior do que a amazônia verde, essa é área sob controle do governo brasileiro correspondente as 200 mil milhas oceânicas. O número 200 mil milhas sempre foi falado, mas pouco se procurou saber sobre as suas responsabilidades. A tragédia do voo AF447, recentemente, mostrou que a convenção marítima existe e é respeitada.
É dentro desses limites que estão as reservas brasileiras de petróleo, por exemplo. O Brasil atualmente pleiteia um aumento da área sob seu controle, conheça mais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...