sábado, 4 de julho de 2009

Bola murcha, bola cheia e bola da vez


Festival de areia na Inglaterra

...Começa neste sábado o festival anual de esculturas de areia na praia de Weston-Super-Mare, na Grã-Bretanha, que neste ano tem como tema o mar.
O evento reúne 13 artistas, que durante 15 dias vão transformar 400 toneladas de areia em obras de arte.
De acordo com os organizadores, no ano passado, a exposição ao ar livre atraiu 42 mil pessoas e interesse de órgãos de imprensa de vários países...
, continue lendo.
E veja aqui, fotos da Fieza 2008, no Algarve, em Portugal.

100 mil pessoas com gripe suína na Argentina

...O ministro da Saúde da Argentina, Juan Manzur, estimou nesta sexta-feira que exista um total aproximado de 100 mil pessoas infectadas com a gripe suína em território argentino.
Segundo Manzur, já foram confirmados 2,8 mil casos da doença no país e 44 mortes relacionadas a ela.
“Desde que o vírus entrou no nosso território, há seis semanas, estimamos cerca de 100 mil pessoas infectadas com o H1N1 no país”, disse...,
continue lendo.

A região que mais produz azeite no mundo

...Quando se pensa nas regiões produtoras de azeites, logo uma vem à mente: Andaluzia. Muito conhecida por se tratar de um dos destinos turísticos mais procurados na Espanha, com lugares paradisíacos como Marbella, a região representa cerca de 80% do óleo de oliva espanhol, o de maior produção em todo o mundo..., continue lendo

Desmate anual na Amazônia tem queda de 74%

O desmatamento acumulado na Amazônia Legal de agosto de 2008 a maio deste ano (1.084 km2) caiu 74% em relação ao mesmo intervalo de tempo anterior (4.143 km 2), segundo dados divulgados ontem pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).
A queda foi de 47% quando comparado o desmate em maio deste ano em relação ao mesmo mês de 2008. Foram 157 km2 de mata derrubados em nove Estados (AC, AM, AP, MA, MT, PA, TO, RO e RR) em comparação aos 294 km2 de 2008.
De acordo com o Imazon, o Estado que teve a maior área destruída foi novamente o Pará (37% do total), seguido de Mato Grosso (27%) e Roraima (20%). A cidade campeã foi Novo Progresso (PA), com 28,7 km 2. Os números, baseados em um sistema independente de monitoramento, o SAD, vão na mesma direção do que vem sendo divulgado por órgãos governamentais.
Para Adalberto Veríssimo, um dos pesquisadores da ONG, a tendência de diminuição do desmatamento começou em julho do ano passado, como reflexo de um pacote de medidas adotado pelo governo federal meses antes, e se aprofundou com a crise econômica mundial e com as chuvas na região.(folha SP).

Comentário meu: A luta é árdua, mas se a fiscalização da sociedade continuar alerta contra os crimes ambientais, a situação tende a melhorar.

Ranking brasileiro de audiência de Internet

...Os sites que integram o grupo Google - entre eles os buscadores, Orkut, YouTube e Gmail - continuam a liderar o ranking brasileiro de audiência de Internet, segundo dados divulgados pelo comScore. O grupo teve crescimento de 3,1% no número de visitantes únicos entre abril e maio deste ano, chegando a 25,3 milhões de visitantes nesse último mês. Na sequência aparecem os sites da Microsoft, que se mantiveram na posição, apesar de queda de 2,3% no período. O UOL continua na terceira posição, seguido pelas Organizações Globo..., continue lendo.

Casa flutuante ecológica

A primeira casa flutuante ecológica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) já está recebendo os primeiros pesquisadores. A construção apresenta características ambientalmente corretas e é a mais recente das 16 bases flutuantes de pesquisa que o Instituto mantém nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, cogeridas pela organização em parceria com o governo do Amazonas.
Com capacidade para hospedar até 20 pessoas, a base tem 12 metros de largura por 18 metros de comprimento. A eletricidade é gerada a partir da luz solar, com energia suficiente para iluminar as instalações, manter o rádio para comunicação, o funcionamento de computadores e o refrigerador para a conservação de alimentos. O sistema tem autonomia para funcionar por dois dias e meio sem sol.

"A água das torneiras e chuveiros é captada da chuva e do próprio rio sobre o qual a construção está instalada. Filtros garantem que a água esteja limpa para o consumo em tanques que permitem armazenar até 5.700 litros", explica Josivaldo Modesto, coordenador de operações do Instituto Mamirauá. Outra iniciativa é o tratamento do esgoto, antes de ser devolvido à natureza. Esse sistema ainda será instalado.

A cobertura do laboratório flutuante é de telhas produzidas a partir de garrafas de plástico PET moídas que, entre outras vantagens, apresenta maior resistência e maior vida útil quando comparada a telhas de outros materiais. De acordo com Modesto, elas pesam cerca de um sexto das telhas de barro e podem durar até 300 anos. "Uma empresa sediada em Manaus recolhe garrafas PET que antes iriam para o lixo, transformando-as em telhas leves e resistentes", explica.

As bases de apoio flutuante, como esta nova casa, são utilizadas pela organização nas Reservas Mamirauá e Amanã para viabilizar as pesquisas de campo. Elas ficam estabelecidas em plataformas formadas por uma madeira flutuante, chamada assacu. A casa flutuante ecológica permanecerá no Lago Amanã, na Reserva Amanã, e, assim como os outros flutuantes, é feito com madeira certificada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais (Ibama).(inovaçãotecnologia).

O mais completo atlas da superfície da Terra

O mais completo mapa da topografia da Terra acaba de ser lançado, fruto de uma ação conjunta da Nasa com o Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão. Chamado de Global Digital Elevation, o mapa foi criado a partir de 1,3 milhão de imagens individuais e cobre 99% da superfície do planeta. Ele está disponível gratuitamente na internet.

As imagens que deram origem ao mapa foram obtidas pelo Radiômetro de Reflexão e Emissão Termal (Aster, na sigla em inglês), um sofisticado equipamento japonês a bordo do satélite Terra.

Dedicado a missões de monitoramento constante do planeta, o satélite Terra já obteve dados importantes das mais diversas áreas, da proliferação de algas a erupções vulcânicas.

No caso específico, o Aster mapeou a topografia terrestre com intervalos de apenas 30 metros entre cada ponto registrado. -Trata-se do mais completo mapa topográfico digital global já criado no mundo - afirmou Woody Turner, cientista da Nasa que integra a missão Aster. Este conjunto exclusivo de dados auxiliará usuários e pesquisadores das mais diversas disciplinas que precisem de dados de topografia e informações de terreno.

Os dados podem ajudar, por exemplo, na luta contra incêndios, na conservação dos recursos naturais, no planejamento das cidades, em qualquer área que demande informação geográfica detalhada.Objetivo é chegar a mapa ainda mais preciso Até então, o mais completo mapa topográfico do planeta disponível, também feito pela Nasa, cobria 80% da superfície da Terra. Era menos acurado, sobretudo em áreas mais inóspitas, como relevos escarpados e alguns desertos. O objetivo da Nasa agora é reunir os dados dos dois mapas para obter uma cartografia global ainda mais completa.

Museu interativo do clima na Alemanha

...No dia 27 de junho o museu do clima Klimahaus, na cidade alemã de Bremerhaven, foi inaugurado para visitação pública. Com quatro exposições interativas, os visitantes podem presenciar fenômenos climáticos e meteorológicos.
O projeto arquitetônico é do escritório alemão Klumpp e de Paul Niederhaus & Partner GmbH, que desenvolveram, em parceria com a construtora Petri & Tiemann, um edifício de 11.500 m², para recepcionar, segundo expectativas, 600 mil pessoas por ano..., continue lendo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...