terça-feira, 14 de julho de 2009

Tempos modernos


A importância da madeira no vinho

...Especula-se que os primeiros recipientes de madeira foram desenvolvidos por volta do ano 200 a.C., substituindo a antiga e limitada ânfora. Mas, se foi inicialmente tratado apenas como recipiente impermeável adequado ao transporte e conservação de bebidas, os barris de carvalho hoje são verdadeiros instrumentos enológicos.

Barris confeccionados com castanheira, mogno, acácia, raulí e pinheiro já foram utilizados ao longo da história de acordo com a disponibilidade regional. No entanto, o poder de aportar aromas agradáveis e taninos, microoxigenar, estabilizar e decantar os sólidos no vinho fizeram do carvalho o recurso mais desejado quando se trata de afinar as características do nobre fermentado..., continue lendo.

New York, New York

Em Nova York, o sol ilumina a rua 42 durante o 'Manhattanhenge', fenômeno que ocorre duas vezes por ano, quando o sol alinha-se com o leste-oeste do desenho formado pelos edifícios da rua da ilha de Manhattan. (Foto: Mike Segar/Reuters).

Lei permite porte de armas em bares e parques

...A partir desta terça-feira entra em vigor uma nova lei no Estado americano do Tennessee, no sul dos Estados Unidos, que permite o porte de armas em parques, bares e restaurantes.
Os defensores da medida, que está sendo contestada na Justiça, afirmam que essa é a melhor maneira de reagir a uma série de incidentes com armas de fogo no Estado, que tem o quinto maior número de mortes por armas de fogo no país...,
continue lendo.

Comentário meu: tem louco pra tudo nesse mundo.

Como é duro ser idoso

Cientistas descobriram que carteiras perdidas que continham uma fotografia de um bebê tem mais chances de serem devolvidas aos seus donos.

Carteiras com fotos de recém-nascidos tem mais chances de ativar o gatilho de uma reação honesta.

Pesquisadores deixaram 240 carteiras nas ruas de Edimburgo, Escócia, ano passado, para ver quantas eram devolvidas aos seus donos. Algumas das carteiras continham uma de quatro tipos de fotografias: o bebê, um filhotinho, uma família e o retrato de um casal idoso.

Outras carteiras continham um cartão dando a entender que o dono havia feito uma doação à caridade recentemente, enquanto uma leva de carteiras considerada grupo de controle não possuía itens adicionais.

O professor Richard Wiseman, o psicólogo que supervisionou o experimento, disse que ao todo, 42% das carteiras foram devolvidas.

Aquelas contendo a fotografia de um recém-nascido tinham mais chances de ativar o gatilho de uma reação honesta de quem as encontrava, com 88% sendo retornadas, seguidas daquelas que continham fotografias de um filhotinho, com 53%.


Daquelas contendo a foto de uma família, 48% foram enviadas ao endereço para devolução e apenas 28% daquelas com fotos de um casal idoso foram retornadas.
Carteiras contendo os cartões da doação e as amostras de controle tinham menos chances de serem devolvidas, com taxas de 20 e 15% respectivamente.

Prof. Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, afirmou que “o bebê funcionava como pontapé inicial de um sentimento de preocupação nas pessoas, o que não é surpreendente de uma perspectiva evolutiva. Ficamos espantados com a grande porcentagem de carteiras que voltaram.”

As carteiras foram “perdidas” aleatoriamente, a cerca de 400 metros uma da outra. As fotografias foram colocadas dentro de um plástico transparente no interior de cada carteira e nenhuma continha dinheiro. [Hypescience]

A pimenta e a libido

Conhecida por causar uma sensação de ardência em quem consome, a pimenta possui em sua composição uma substância chamada capsaicina.
"É um composto fitoquímico alcaloide que confere o gosto picante às pimentas. Esse composto quando ingerido causa sensação de ardor, queimação e hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local). A pimenta também contém vitamina C, vitamina A, cálcio, ferro, vitamina B1, Niacina, vitamina B2 e fibra alimentar", explica a nutricionista Maria Adelaide Moreira dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Quando questionada sobre o alegado efeito afrodisíaco da pimenta, Maria Adelaide esclarece: "O consumo da substância capsaicina libera endorfinas que, uma vez na circulação, causam a sensação de bem-estar". Assim, por causa dessa sensação de bem-estar, a pessoa poderia estar mais receptiva ao sexo, sem que haja nenhuma influência direta no desejo sexual.
Além disso, a capsaicina é ainda a responsável pelo efeito anti-inflamatório e antioxidante da pimenta, fazendo com que ela possa reduzir o risco de doenças crônicas, como alguns tipos de câncer e até o Mal de Alzheimer. (diariodasaúde).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...