quinta-feira, 16 de julho de 2009

Tecnologias verdes

Foi concluída a instalação da primeira turbina do parque eólico alemão Alpha Ventus, situado no Mar do Norte.
A construção das turbinas começou em abril desse ano, depois que a primeira tentativa, em agosto de 2008 falhou por causa das condições climáticas. Outros 11 cata-ventos serão instalados até o final do ano, quando o parque eólico situado a 45 quilômetros da costa deve começar a funcionar. Cinqüenta especialistas participaram dessa instalação.
Cerca de 250 milhões de euros foram investidos no projeto que suprirá a demanda por energia de 50 mil famílias ao ano. De acordo do Wilfried Hube, representante de uma das empresas que participa do consórcio para a construção, a EWE, afirmou que é a primeira vez que turbinas deste porte são instaladas em águas com profundidade superior a 30 metros.
A Alemanha tem investido bastante em energias limpas, que já representam 15% do consumo energético do país. Mas usinas termelétricas de fontes não renováveis ainda são as principais fontes de energia do país. O carvão mineral, por exemplo, produz metade da energia consumida em todo o país.
(info)
Comentário meu: o Brasil, em novembro, fará um grande leilão de energia eólica que já conta com mais de 400 projetos inscritos. Confira

Tautologia?

É o termo usado para definir um dos vícios de linguagem. Consiste na repetição de uma idéia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como listado a seguir:
elo de ligação- acabamento final- certeza absoluta- quantia exata- nos dias 8, 9 e 10, inclusive- juntamente com- expressamente proibido- em duas metades iguais- sintomas indicativos- há anos atrás- vereador da cidade- outra alternativa- detalhes minuciosos- a razão é porque- anexo junto à carta- de sua livre escolha- superávit positivo- todos foram unânimes- conviver junto- facto real- encarar de frente- multidão de pessoas- amanhecer o dia- criação nova- retornar de novo- empréstimo temporário- surpresa inesperada- escolha opcional- planear antecipadamente- abertura inaugural- continua a permanecer- a última versão definitiva- possivelmente poderá ocorrer- comparecer em pessoa- gritar bem alto- propriedade característica- demasiadamente excessivo- a seu critério pessoal- exceder em muito.

Note que todas essas repetições são dispensáveis.

Polêmica na Inglaterra

...A educação sexual das crianças e adolescentes costuma seguir a cartilha da biologia e da saúde. fala-se de reprodução e de cuidados com as doenças sexualmente transmissíveis. Pois um panfleto do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, em Sheffield, está na berlinda por dizer aos jovens o seguinte: sexo é bom.
O panfleto, com o título “Prazer“, encoraja pais e educadores a imprimir uma dose de honestidade sobre os prazeres da carne aos adolescentes. Não foi bem recebido por correntes conservadoras, é claro.
O panfleto diz que os jovens têm “direito” à orientação de que orgasmos são bons - desde que aconteçam de forma consensual e segura. Também contém conselhos sobre masturbação. “É perfeitamente saudável”, diz o texto. Não que os jovens ainda acreditem que possam ter erupções na pele ou ficar cegos, mas não deixa de ser surpreendente. Segundo o professor Roger Ingham, psicólogo da Universidade de Southampton, autor de parte do texto, “os jovens reclamam sempre que os assuntos de sexo são apenas biológicos e ficam sem sentido ao não fazer qualquer conexão com aquilo que eles estão sentindo”.

Natika Halil, diretor de uma ONG sobre saúde sexual, concorda: “Deve-se falar do sexo não só como procriação, mas como parte dos relacionamentos”, afirma.
A oposição já está gritando. Trevor Stammers, porta-voz do Conselho de Jovens e Família da Inglaterra, disse que o panfleto “é nada mais do que o incentivo ao abuso de crianças”. Anthony Seldon, diretor de um colégio de Sheffield, disse que o texto é “deplorável”. Os tablóides ingleses foram à cidade. O The Sun estampou na primeira página “Sheffield tells kids: sex each day is healthy”. O Times On Line diz que estão incentivando as crianças a ter “um orgasmo por dia”.
Ruth Smith, editora da revista Children & Young People Now, disse que o trunfo do guia é ajudar os jovens a ficar mais confortáveis com sua sexualidade. Inclusive sentindo-se mais seguros para falar do assunto se sofrerem algum assédio. “Pesquisas mostram que os adolescentes se sentem pressionados para ter sexo antes de estarem preparados. O panfleto lhes abre a chance de falar do tema. Não é uma licença para simplesmente para sair e ter relações. O contrário: sugere que se espere até que se possa realmente gostar”, diz
. (época).

Mapitoba ou Bamatopi

Interessante infográfico da revista exame (ao lado, clique para ampliá-lo), mostra como a soja está mudando radicalmente a face de uma das regiões mais pobres do nosso país. Leia a matéria aqui.

História dos telescópios

A Natinal Geographic montou uma linha do tempo com as maiores descobertas feitas pelos telecópios desde Galileu, há 400 anos atrás. Confira.
Conheça também, detalhes do projeto do maior telescópio já desenvolvido pelo homem. Aqui

Resiliência: exigência do mundo corporativo

Com as mudanças acontecendo com rapidez, a resiliência torna-se uma competência altamente valorizada.
Na engenharia, o conceito de resiliência pode ser definido como a resistência e flexibilidade de uma edificação, necessária para que ela não desabe com as forças da natureza como furacões ou tremores de terra. Há algum tempo a medicina passou a adotar este conceito para definir a capacidade de um indivíduo se comportar frente as pressões e adversidades da vida moderna, impedindo que elas interfiram negativamente na maneira como ele interage com o mundo.
Atualmente, a resiliência é uma das competências mais valorizadas pelas empresas em seus profissionais. “Hoje, as coisas se movem e se transformam em uma velocidade estonteante, principalmente devido ao crescimento exponencial do conhecimento humano. Essa é uma realidade que veio para ficar e por isso é muito importante aprender a lidar com as dificuldades e aproveitá-las como uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal”, explica Wanderley Pires, médico e um dos principais especialistas em resiliência no País.

“Profissionais resilientes aumentam significativamente suas oportunidades de desenvolvimento de carreira e por isso damos muita importância a esta competência. Ser resiliente é importante especialmente em tempos de crise econômica, quando a pressão e a incerteza aumentam ainda mais.”, afirma Priscila D’ Addio, gerente de novos negócios e relacionamento da Career Center.

Wanderley Pires destaca que todos os animais têm como reação natural estressar-se diante das mudanças no ambiente, pois na vida selvagem as mudanças normalmente representam ameaças. No entanto, só o homem é capaz de estressar-se pensando em acontecimentos hipotéticos como, por exemplo, a possibilidade de perder o emprego ou não ser bem sucedido em uma determinada tarefa. Em tais situações um profissional resiliente leva vantagem, pois é capaz de encarar os desafios da vida como uma oportunidade de treinamento e desenvolvimento pessoal.

Mas como fazer para desenvolver esta competência? “Existem muitas técnicas que nos permitem praticar e desenvolver a resiliência”, explica Wanderley Pires. “A primeira delas é preparar-se psicologicamente para uma situação futura que você já sabe que trará algum tipo de pressão. Por exemplo: se você sabe que terá uma reunião tensa e decisiva com seu superior, é possível preparar-se com antecedência imaginando os desdobramentos possíveis e procurando manter o auto-controle . Outros fatores essenciais são o autoconhecimento, a autodisciplina, a automotivação, ou seja, as qualidades que nos permitem lidar com situações de tensão.”(management)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...