domingo, 19 de julho de 2009

Embalagem biodegradável, um avanço

A Bunge lançou a primeira embalagem biodegradável para alimento industrializado do Brasil. Produzida do polímero PLA (sigla em inglês para poli-ácido lático), é obtida a partir da fermentação do amido de milho.
Ao contrário de outros plásticos, como um tipo da oxi-biodegradável que libera CO2 durante a sua decomposição, a empresa diz que a nova resina não deixa resíduos. Para que o pote seja totalmente eliminado após 180 dias, o ambiente do descarte deverá contar com calor, umidade, presença de microorganismos e oxigênio – comum nos lixões.

No Brasil, a iniciativa demandou mais de dois anos de estudo e envolveu as equipes de Planejamento, Pesquisa e Desenvolvimento, Industrial, Suprimentos e Marketing da empresa.

Segundo técnicos da empresa, o produto atende às normas brasileiras e internacionais de embalagens para alimentos. Para atestar a biodegradabilidade do PLA, foram realizados testes por institutos de pesquisa como o ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos, órgãos ligados à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre outros.

De acordo com Adalgiso Telles, diretor corporativo da Bunge, o volume de recipientes ainda é muito pequeno para competir com a produção de alimentos. Hoje, são produzidas cerca de 8.400 embalagens por mês – pouco mais de 70 toneladas ao ano. Telles acrescenta que, a partir de setembro, toda a linha Cyclus terá seus produtos em recipientes feitos com a nova resina, importada dos Estados Unidos. Além do pote da margarina, são feitos com o PLA os rótulos de óleo vegetal da empresa. (planeta sustentável)
Comentário meu: Na última quinta-feira, o Governador em exercício do Rio, sancionou lei proibindo a utilização de sacolas plásticas nos mercados do Estado. A substituição do produto por bolsas reutilizáveis acontecerá gradativamente. Uma boa notícia.

Machu Picchu 360 graus

Uma interessante visão 360 graus das ruínas de Machu Picchu, a lendária cidade da civilização Inca. Para obter a visão, clique na foto e saia arrastando com o mouse em qualquer direção. Confira.

Foto do dia - National Geographic

Iluminado pelo sol, um tornado eleva-se a 1,2 mil metros acima das planícies do Kansas (EUA). Em 2007, o estado bateu um recorde: foi atingido por 141 tornados. Mas logo outros 187 foram registrados no ano seguinte. Foto de Jim Reed (clique para ampliar)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...