quarta-feira, 22 de julho de 2009

FERA!

O estudante brasileiro Henrique Pondé de Oliveira Pinto, de Salvador (BA), conquistou medalha de ouro na 50ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), destinada a alunos do ensino médio.
A competição, que ocorreu de 14 a 21 de julho, na cidade de Bremen, na Alemanha, contou com a participação de mais de cem países e reuniu jovens entre 14 e 19 anos. O Brasil, que ficou classificado em 17º lugar, foi representado por uma equipe de seis estudantes liderados pelos professores Carlos Yuzo Shine, de São Paulo (SP), e Ralph Costa Teixeira, de Niterói (RJ).
O Brasil conquistou ainda três medalhas de prata com Renan Henrique Finder, de Joinville (SC), Marcelo Tadeu de Sá Oliveira Sales, de Salvador (BA) e Matheus Secco Torres da Silva, do Rio de Janeiro (RJ), além de duas medalhas de bronze com Marco Antonio Lopes Pedroso, de Santa Isabel (SP), e Davi Lopes Alves de Medeiros, de Fortaleza (CE).
Um comitê internacional elegeu, dentre os propostos pelos países participantes, os problemas que seriam resolvidos e as provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Em cada dia os participantes resolveram, em quatro horas e meia, três problemas, que costumam requerer mais criatividade e habilidade matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.

Índice de homicídios na adolescência

O Observatório de Favelas, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), divulgaram o Índice de Homícídios na Adolescência, entre jovens de 12 à 18 anos no Brasil. Para nós pernambucanos, o resultado chega a ser preocupante. Entre 267 cidades pesquisadas (todas com mais de 100 mil habitantes), as cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, ficaram colocadas nas 20 localidades de maior índice. Números que merecem bastante reflexão. Confira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...