quarta-feira, 29 de julho de 2009

Raios ao redor do planeta

Os raios sempre fascinaram e meteram medo nas pessoas. Neste post uma excelente matéria do Boston Globe com 26 imagens de raios em lugares diferentes do nosso planeta. Vale a pena conferir as imagens.

10 Rádios online gratuitas

Neste mês de julho, as rádios online e a Copyright Royalty Board, grupo norte-americano que faz o gerenciamento dos direitos autorais de músicas, chegaram ao final de um impasse que poderia dificultar a transmissão de música, de forma legalizada, pela web.

Os dois grupos acertaram um modelo de pagamento de royalties pelas canções que permite que as rádios online continuem funcionando normalmente em longo prazo. Com isso, os 42 milhões de norte-americanos que ouvem as rádios web semanalmente (de acordo com dados das empresas de pesquisa de mercado Arbitron e Edison Research) terão sua diversão garantida. Claro, a medida beneficia os ouvintes brasileiros também, já que a maioria dessas emissoras virtuais pode ser acessada daqui do País.


E é para você que gosta de música e está interessado em descobrir coisas novas, que fizemos uma seleção com dez rádios online com programação para todos os gostos musicais. Confira aqui as rádios (idg)

Conheça o sucessor do DVD

Blu-ray, também conhecido como BD (de Blu-ray Disc) é um formato de disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.
É o sucessor do DVD e capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas sem perdas. Requer obviamente uma TV de alta definição (Plasma ou LCD) para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD.
Sua capacidade varia de 25 (camada simples) a 50 (camada dupla) Gigabytes. O disco Blu-Ray faz uso de um laser de cor azul-violeta, cujo comprimento de onda é 405 nanometros, permitindo gravar mais informação num disco do mesmo tamanho usado por tecnologias anteriores (o DVD usa um laser de cor vermelha de 650 nanometros). Conheça aqui, o processo de fabricação dos discos Blu-ray.

Transmissão de cinema ao vivo

...“A primeira transmissão transcontinental ao vivo de cinema em superalta definição da América Latina para os Estados Unidos e Japão”, como vem sendo chamada por seus organizadores, será realizada na quinta-feira (30/7), às 19 horas, durante a 10ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), em São Paulo.
Do Teatro Popular do Serviço Social da Indústria (Sesi), na capital paulista, o filme Enquanto a noite não chega, dirigido por Beto Souza e Renato Falcão, será transmitido para a Universidade da Califórnia em San Diego e para a Universidade de Keio.
Por meio da
rede KyaTera, do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia) da FAPESP, o desafio será transmitir, em tempo real, imagens em movimento de um longa-metragem com resolução de 4K.
A tecnologia 4K (4096×2160 pixels) se refere à projeção de imagens em altíssima resolução. O total equivale a mais de 8 milhões de pixels, o dobro de um filme digital convencional. Trata-se de uma imagem com definição cerca de quatro vezes maior do que a HD (High Definition) e 24 vezes superior que a da televisão tradicional...,
continue lendo

Um templo feito com garrafas de cerveja

Um templo budista foi construído na Tailândia usando mais de um milhão de garrafas de cerveja recicladas. O projeto é tão curioso que já entrou na lista dos edifícios sustentáveis abertos a turistas na Ásia.O templo Wat Pa Maha Chedi Kaew, também conhecido como “o Templo de Um Milhão de Garrafas”, fica na província de Sisaket, próximo da fronteira com o Camboja.Os monges budistas começaram a recolher garrafas em 1984 e depois de juntar centenas, decidiram começar a usá-las como material de construção. Eles conseguiram que as autoridades locais participassem do projeto, mandando mais garrafas, e agora já construíram um complexo de 20 edifícios, que inclui o tempo principal sobre um lago, o crematório, salas de oração, acomodações e até banheiros para os turistas. Tudo com garrafas de cerveja.As garrafas não perdem sua cor, oferecem boa iluminação e são fáceis de limpar, dizem os monges.Os prédios utilizam vigas de concreto para manter a sustentação, mas as garrafas verdes de cerveja Heineken e marrons da cerveja tailandesa Chang dão a cor ao ambiente.Até os mosaicos de Buda foram criados com tampinhas de garrafa.No total foram usadas aproximadamente 1,5 milhão de garrafas para construir o tempo, mas o complexo deve continuar crescendo. (curiosidadesnanet).

A(H1N1) - Brasil, 55 mortes


Eletricidade sem fio é quase uma realidade

Empresa americana está próxima de tornar a eletricidade sem fio uma tecnologia presente no dia a dia.
Durante a última conferência TED Global, em Oxford, o CEO da Witricity explicou como seria possível realizar o feito em alguns smartphones. Eric Giler usou como exemplo o G1 da HTC, rodando o sistema Android, e o iPhone.

A transferência da eletricidade sem fio é possível graças à ressonância eletromagnética. É o mesmo princípio que faz o vidro rachar quando a nota musical certa é tocada no tom exato. O fenômeno funciona com objetos que possuam a mesma freqüência de ressonância e que, por isso, podem transferir energia entre si sem interferir em objetos próximos.

O sistema Witricity usa duas bobinas que compartilham a mesma freqüência para transferir energia: uma está conectada à fonte de energia e a outra é colocada no aparelho. A energia flui entre as duas e a voltagem começa a aumentar na bobina do equipamento, carregando sua bateria ou alimentando seu funcionamento.

A tecnologia poderia ser aplicada às mais diversas áreas, do uso pessoal á equipamentos médicos. Como exemplo, a empresa cita a comodidade de se ter uma estação de trabalho, com PC, impressora e fax, funcionando sem a necessidade de fios. Ou então o uso em marca passos, desfibriladores, ou outros devices que necessitam de carga para as baterias.

Isso significa que, muito em breve, você poderá perambular com seu laptop pela casa ou escritório enquanto a bateria estiver sendo carregada – claro, desde que mantida uma distância mínima da fonte de energia. (info)

Lixo, GO HOME - part VI

O navio que vai levar de volta para o Reino Unido 48 contêineres com lixo enviado ao Brasil ilegalmente só deve sair na sexta-feira.
Isso porque ele ainda está no porto de Buenos Aires e só deve chegar ao Brasil entre quinta e sexta-feira, segundo o IBAMA.
O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, havia declarado que o embarque de 48 contêineres de lixo importado ilegalmente da Inglaterra que estão em Caxias do Sul e em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, aconteceria na segunda-feira, mas o navio acabou atrasando.
Os outros contêineres, que estão no porto de Santos, devem ser mandados de volta nas próximas semanas. As seis empresas que importaram o lixo, arcarão com multas de 2,5 milhões de reais e devem responder por crime ambiental.
Minc disse ainda que pretende acionar a Câmara Interministerial de Combate a Crimes Ambientais (composta pelos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, da Polícia Federal e da Força Nacional) para melhorar a fiscalização dos portos brasileiros.

"Como é possível que países que dizem fazer tudo para defender o meio ambiente, com tecnologia, dinheiro e meios para fazer isso, mandem aos países pobres e em desenvolvimento seu lixo doméstico, químico e industrial para serem queimados e enterrados", afirmou o ministro em nota oficial.

A delegação permanente do Brasil em Genebra foi instruída pelo Ministério das Relações Exteriores a denunciar o Reino Unido, nos termos da Convenção da Basiléia, por tráfico de resíduos perigosos. A iniciativa do Itamaraty atende a pedidos do Ministério Público Federal, do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os três homens acusados de envolvimento no envio de 99 contêineres de lixo tóxico para o Brasil, presos na cidade portuária de Swidon, de onde os contêineres saíram, foram liberados depois de passar por interrogatório e pagar fiança. Eles não podem deixar a Inglaterra e terão de se apresentar novamente à delegacia em datas específicas. (info)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...