terça-feira, 4 de agosto de 2009

Segundas intenções

Foi publicado hoje, 04, na folha de são paulo, uma notícia muito interessante: ...O Reino Unido está disposto a dar mais dinheiro aos países do Terceiro Mundo para combater a mudança climática. Mas quer ver de Brasil, China e Índia planos detalhados de corte de emissões para o novo acordo do clima, a ser fechado em dezembro em Copenhague. Quem diz é Ed Miliband, ministro britânico de Energia e Mudanças Climáticas..., chega a ser impressionante a desfaçatez dessa gente! eles são capazes de mandar lixo em contêineres para bem longe das suas ventas e depois querem que os catadores do terceiro mundo saibam fazer controle de CO2. A sorte deles é que o nosso presidente, que todo santo dia faz questão de dizer que chegou lá sem ter diploma, sonha um dia em ser iqualzinho a eles.

Centenário de Burle Marx

Burle Marx, considerado como o maior paisagista brasileiro, foi na realidade um excelente artista plástico de renome internacional. Suas obras estão eternezidas em varios países do mundo. Confira aqui, um interessante site sobre os 100 anos de Burle Marx. A foto ao lado é da praça de casa forte, Recife

Fazendo Backup das Homespages (URL)

BackupURL salva cópias de páginas para que possam ser consultadas mesmo depois de atualizações Viu algo engraçado ou interessante em um site e quer guardar uma imagem dele ou compartilhá-la com amigos? O serviço BackupURL serve para isso. Basta acessá-lo e digitar a página a ser gravada. A vantagem sobre a captura da tela é que ele mantém um endereço fixo e curto para a versão gravada, além de guardar imagens e arquivos CSS originais. O serviço dispensa registro, mas quem se cadastrar pode verificar os endereços já congelados anteriormente.

Como os piolhos derrotaram o exército de Napoleão

...A invasão da Rússia fracassou de forma miserável, deixando um rastro de corpos de Moscou até Paris. Em um novo livro, um historiador atribui o fracasso do Grande Exército de Napoleão não à marcha no inverno, mas à proliferação da "praga da guerra" - o tifo.

O destino do Grande Exército de Napoleão já estava selado muito antes que o primeiro tiro fosse disparado. Na primavera de 1812, mais de 600 mil homens marcharam em direção à Rússia sob o comando do pequeno nativo da Córsega - um exército maior do que a população de Paris na época.


O massivo exército estava à caminho para derrubar o czar russo Alexandre 1º. Mesmo assim, muito antes de a luta começar, alguns soldados deixaram as fileiras e caíram ao lado da estrada. Será que esses homens estavam simplesmente bêbados, ou havia algo mais em ação?..., continue lendo.

Origem da malária

...Um grupo internacional de cientistas identificou o que acreditam ser a fonte original da malária, doença infecciosa que atinge cerca de 500 milhões de pessoas por ano no mundo, causando 1,5 milhão de mortes. A origem estaria em um parasita encontrado em chimpanzés na África equatorial.
Segundo Francisco Ayala, da Universidade da Califórnia em Irvine, e colegas, o parasita teria sido transmitido de chimpanzés para humanos talvez tão recentemente quanto há 5 mil anos. E muito possivelmente a transmissão se deu por um único mosquito.
O estudo será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
De acordo com os autores, a descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra a malária, além de aumentar o conhecimento de como as doenças infecciosas como a Aids, a síndrome respiratória aguda severa (Sars) ou a nova gripe A (H1N1) são transmitidas de animais ao homem...,
continue lendo

Estátua de 2000 anos ajudará a evitar corrosão em equipamentos modernos

Encontrar uma estátua de bronze, com mais de 2.000 anos de idade, no fundo do Mar Adriático, parece ser um prato cheio para arqueólogos, historiadores e até artistas.O que não se esperaria é que a descoberta da estátua do atleta grego Apoxiomeno pudesse ajudar a desenvolver novas formas de proteger os metais da corrosão e até de armazenar lixo nuclear.

As esculturas de Apoxiomeno são bastante conhecidas, onde ele aparece raspando o suor e a sujeira do corpo com um instrumento curvo. Mas elas são geralmente feitas em pedra. A escultura que está chamando a atenção dos engenheiros e cientistas dos materiais é feita de bronze e foi descoberta em 1998.Depois de analisá-la, os cientistas descobriram que ela é uma fonte inigualável de informações sobre um processo chamado biomineralização - um processo por meio do qual animais e plantas usam os minerais à sua volta para formar conchas e ossos. A estátua de bronze de Apoxiomeno está incrustada com depósitos assim.

"Como os estudos de longo prazo das estruturas feitas pelo homem e recobertas por biomateriais são muito limitadas, a descoberta de uma escultura antiga imersa por dois milênios no fundo do mar representou uma oportunidade única para testar os impactos de longo prazo de um substrato artificial específico sobre os organismos que fazem a biomineralização, além dos efeitos da biocorrosão," explica o professor Davorin Medakovic, da Universidade de Zagreb, na Croácia.Estudando detalhadamente as camadas minerais que se formaram sobre a estátua, e os organizamos fossilizados nesse processo, os pesquisadores foram capazes de avaliar como as comunidades de organismos submarinos interagem com os metais a longo prazo.

A descoberta de maior efeito prático é que determinados depósitos minerais sobre a escultura de bronze funcionaram como uma espécie de verniz, retardando a sua deterioração e preservando a estátua.A descoberta poderá levar à criação de novos revestimentos para a proteção anticorrosiva de navios, dutos oceânicos e qualquer outro material metálico que precise ficar em contato com a água do mar.Outro impacto possível da descoberta é a criação de recipientes metálicos com revestimentos biomineralizados, oferecendo uma proteção de longo prazo para o armazenamento de resíduos radioativos e lixo nuclear. (inovaçãotecnológica)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...