segunda-feira, 10 de agosto de 2009

De quem é a culpa?

A crise financeira do estado norte-americano ameaça uma das melhores universidades do mundo.
A Universidade da Califórnia é considerada a melhor universidade pública do planeta, mas toda essa excelência acadêmica está correndo um sério risco. A série de crises orçamentais da Califórnia levou a uma redução de US$ 813 milhões nas verbas da instituição no último ano fiscal e no atual, o que significa um corte de 20%.

Na verdade, a crise atual agrava dificuldades financeiras que ocorrem há anos. As verbas por aluno destinadas à Universidade da Califórnia diminuíram 40% desde 1990. Um think-tank (catalizador de ideias) prevê que a Califórnia terá um déficit de 1 milhão de graduados em 2025, o que afetará toda a economia local. Setenta e cinco por cento de todos os bacharéis formados no estado vêm de universidades públicas. (opinião&notícia)

A lua e os Astronautas

Uma muito bem elaborada reportagem foi publicada na revista veja de 22 de julho, sobre a chegada e conquista do homem na lua. A reportagem de 12 páginas na edição impressa e disponibilizada digitalmente aqui, aos leitores do blog, retrata a trajetória científica, desde Galileu até o pouso da Apollo XI e os próximos passos rumo a outros planetas.

De todos os quadros da reportagem um me chamou bastante atenção; a vida dos astronautas que retornaram de missões espaciais (é parte da matéria disponibilizada acima). Houve astronauta que enfrentou uma longa depressão, virou alcoólatra e outros voltaram imersos no misticismo religioso chegando a fundar seitas.

Pelo fato da maioria dos astronautas serem pilotos e muitos deles terem participado de guerras e enfrentado situações de morte à vista, talvez se chegue a alguma explicação. Para quem não leu a revista, vale dar uma espiada na matéria.

Flores de Holambra

...No dia 30 de junho deste ano, às 17h14min, a BM&FBovespa registrou o último negócio realizado por meio do pregão viva-voz. Foi o fim de uma era, foi aquela comoção. No dia 23 de julho deste ano, em horário incerto, foram desligados os dois relógios que marcavam os preços nos leilões da Cooperativa Veiling Holambra, maior central de comércio de flores do país. Ninguém sabe que cheiro tem um contrato futuro de Ibovespa, todo mundo entende o estado de espírito de quem canta "as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti", mas, no mundo das flores, a guinada dos tempos foi bem menos pranteada que na do território das finanças.

O desligar dos relógios é a alegoria de mudanças mais profundas na cooperativa, responsável por 35%, 40% ou 45% do comércio de flores no Brasil - o percentual depende de quem faz o chute. A cooperativa acaba de se mudar para um novo prédio, em terreno que tem espaço para dar conta do crescimento de seus negócios - e, portanto, de todo o mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais - nos próximos 50 anos. O investimento foi de R$ 80 milhões, quase todo ele rateado entre os cerca de 300 sócios da cooperativa..., continue lendo

Completando 4 meses de blog

No próximo dia 16, o blog estará completando 4 meses de vida. Ao longo desse período o número de visitantes deverá ter alcançado 12 mil, vindo de diversas partes do Brasil e do Exterior. Foram publicados 547 post que podem ser acessados clicando no link ao final de cada página, à direita. Não deixem de navegar pelas páginas, tem muito post interessante.

Hoje, tive uma grata surpresa de um acesso da Ville de Bury na França. Apesar de já ter vivido na França, confesso que não identifiquei a localidade e tive que recorrer à correspondente do Blog em Montpellier para a sua Identificação. Bury (foto acima) fica no norte da França, próxima a fronteira com a Bélgica, possui 3000 habitantes, e o blog já conseguiu chegar lá. Muito Prazeiroso! Vamos continuar tentando atender aos leitores e, desde já, agradecer a todos que tem participado com comentários ou enviando sugestões de posts.

Ainda, o novo acordo ortográfico

O novo acordo ortográfico da língua portuguesa, que é do desconhecimento de muita gente, ainda anda confundindo muitas pessoas, inclusive este blogueiro, que vez por outra tem que recorrer a pesquisa para redigir as palavras na grafia correta. neste link, uma boa dica do G1, de modo resumido para se evitar escrever como antes. E aqui, um site que corrige as palavras dentro do novo acordo.

A estranha Coreia do Norte

Um interessante relato de quem passou 4 dias na Coreia do Norte. Lá as luzes se apagam as 9h da noite, não se carimba passaporte nem na entrada e nem na saída, não existe internet liberada a população, apenas uma intranet para se ouvir músicas e assistir filmes, ..., leia mais aqui ( em inglês).

Cristo Redentor recebe nova iluminação

Um dos mais importantes cartões postais do Rio recebeu uma nova iluminação neste domingo. Quem estava visitando o monumento no fim da tarde pôde acompanhar a oração do ângelus rezada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e luzes vermelhas no coração do Cristo, simulando os batimentos cardíacos.
A nova iluminação é uma homenagem ao Dia dos Pais e foram necessários oito canhões de luz, refletors e dezenas de lâmpadas para colorir o monumento. (O Globo Online).

Frutíferas e plantas úteis na vida Amazônica

A primeira versão deste livro, de 1998, já mostrava qualidade incomum: a de juntar a contribuição científica original sobre as frutas da floresta amazônica do Estado do Pará e a sensibilidade para detectar a interação profunda entre vida, saberes da mata e cultura popular.
Com linguagem ao mesmo tempo acessível, gostosa e prática esse livro tornou-se veículo de divulgação de informações fundamentais para o futuro da Amazônia. Além disso, representa a concretização do sonho de um modelo de desenvolvimento econômico, socialmente justo e com respeito ao meio ambiente.

Neste novo livro, nós do Acre temos o privilégio de ver nossa flora incluída em um diálogo de experiências da Amazônia leste, central e oeste. Entram agora o mogno, o patauá e a seringa, que fazem parte da história da nossa região assim como nossas lutas, as histórias da floresta, os cantos, os gestos cheios de cultura local e espírito universal - Marina Silva


Download o livro aqui, em .pdf, com suas 296 páginas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...