quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Principais regiões vitivinícolas de Portugal

A maior região produtora portuguesa se localiza na sua porção mais setentrional, fazendo fronteira com a Galícia, na Espanha e, ao sul, com o rio Minho. Foi por ali que chegou o invasor romano, responsável pelo desenvolvimento do vinho no território e por sua difusão por toda a Península Ibérica.
Rica de antigas tradições, sua capital é a cidade de Braga, e é considerada o próprio berço da nação portuguesa. Cortada por vários rios e sofrendo forte influência marítima, é a região mais úmida de Portugal e tem a vocação para produzir vinhos brancos leves e refrescantes. A paisagem é bela e verdejante, vindo daí (segundo a maioria das fontes) o nome da região: Vinhos Verdes, embora muitos afirmem que o nome provém do fato de seus vinhos não serem maduros, mas verdes. Veja aqui , a matéria completa
*clique na imagem ao lado para ampliá-la

Se a abelha desaparecer da superfície da terra, restará ao homem apenas alguns anos de vida

Já dizia Albert Einstein, « se a abelha desaparecer da superfície da terra, restará ao homem apenas alguns anos de vida ».

500 cientistas do mundo inteiro, mais de 100 países representados, especialistas em matéria de biologia, patologia, polinização, tecnologia, economia, apiterapia e desenvolvimento rural, reúnem-se à partir de hoje na França, em Montpellier para o 41° congresso mundial de apicultura, - o APImondia 2009.

Até o dia 20 de setembro, pesquisadores do mundo inteiro debaterão sobre este inseto, verdadeira « sentinela » do meio ambiente. Enfoque especial será dado a mortalidade das abelhas, constatada no mundo inteiro, e em especial ao desaparecimento de inúmeras colônias de abelhas nos Estados Unidos e na China, fenômeno grave que está ligado muito mais a poluição do que a polinização.

A abelha é o único inseto controlável, pois vive num lugar preciso, em ninhos, sendo possível saber quando ela não retorna e se interrogar o por quê ! E é por isso mesmo, que algumas vezes, recorre-se a utilização de abelhas para se verificar o nível de poluição numa zona industrial ou de agricultura intensiva.

Como a abelha vive em qualquer tipo de clima, ela é um excelente indicador a nivel planetário. E’ importante saber que a abelha coleta o pólen, o nectar, a água num raio de 3 kms. Seu desaparecimento indica que o homem está vivendo num meio extremamente poluído. O que fazer ? Para Marc-Edouard Colin, especialista de Montpellier e integrante da equipe de cientistas do congresso, é indispensável diminuir as monoculturas, fator nocivo à diversificação da alimentação desta « sentinela » do meio ambiente e também importantíssimo reduzir os pesticidas, utilizados em excesso, na agriculta intensiva. Conheça mais sobre este grande evento – APIMONDIA 2009.
Da correspondente do blog em Montpellier

Metrô de Paris adere ao iPhone

Se você possui um iPhone e pretende viajar para Paris, a app store da Apple já está disponibilizando o mapa com as linhas do metrô para download no seu aparelho.

Junto com o mapa você terá a oportunidade de escolher o melhor itinerário e obter o geoposicionamento das estações mais próximas de onde você estiver. Veja mais aqui (em francês).

O furacão Ike um ano depois

Um ano depois que o furacão “Ike” atravessou a costa do litoral do Texas, os texanos fizeram uma pausa no domingo para observar o aniversário do maior desastre do litoral texano.

Tendo destruído ou danificado milhares de casas, inclusive ¾ das casas de Galvestone, o furacão Ike causou um prejuízo estimado em $29 bilhões de dólares, e ocasionou, nos Estados Unidos, a morte de 72 pessoas e o desaparecimento de 202 pessoas. Um ano após, em Galvestone, 75% dos comerciantes reabriram seus comércios, e 95% da população retornou à cidade apesar da sua reconstrução não ter ainda terminado. Vejam aqui uma série de fotos antes e depois. A visualização das mesmas requer javascript.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...