segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21 de setembro, dia da árvore - depende de nós!

Americana volta a enxergar após implante de dente no olho

...Uma americana de 60 anos de idade voltou a enxergar após nove anos graças a uma técnica cirúrgica inusitada.

A operação inédita nos Estados Unidos foi realizada por uma equipe de especialistas da Escola Miller de Medicina, da Universidade de Miami, na Flórida.
Os médicos utilizaram um dente para atuar como uma espécie de âncora de sustentação para uma prótese de lente, que permite que a paciente volte a enxergar.
O complicado procedimento cirúrgico prevê a extração de um dente do paciente, a abertura de um buraco no dente e a inserção da lente no buraco.
A prótese formada por lente e dente é, então, implantada no olho da paciente..., continue lendo e veja o vídeo. (bbc)

Entrevista : Fernando Henrique Cardoso

...Fernando Henrique Cardoso é dono de uma biografia extraordinária. Sociólogo brilhante, como político teve papel relevante na redemocratização do país, criou o Plano Real, foi o primeiro presidente da República reeleito da história do Brasil e hoje é presidente de honra do PSDB. Agora, aos 78 anos, decidiu jogar o peso de sua imagem em favor de uma causa polêmica, a descriminalização da maconha, tema do documentário Rompendo o Silêncio, que aceitou estrelar e que será dirigido pelo jovem Fernando Grostein Andrade (diretor de Coração Vagabundo, sobre Caetano Veloso). O documentário só será lançado depois das eleições presidenciais. FHC afirma que nunca fumou cigarros comuns, tampouco os de THC, tetra-hidrocanabinol, a substância psicoativa da maconha..., leia aqui, entrevista à veja.

21 de setembro, dia da árvore

Plantar uma só árvore pode fazer alguma diferença para o planeta? Sim. Ainda que uma muda de árvore pareça pequena demais para isso, ela pode virar uma grande árvore e render frutos - tanto no sentido literal quanto em forma de benefícios para o meio ambiente. Tentando compensar o acelerado ritmo do desmatamento em todo o mundo, muita gente vem plantando mudas de árvores pelas cidades. Veja aqui, em uma animação, como plantar a sua árvore e aproveite para conhecer um interessante portal sobre sustentabilidade

O novo boeing 787


O esperado lançamento no novo avião da Boeing, o 787, ainda deve demorar um pouco. O revolucionário veículo, feito de ligas de carbono, já está com dois anos de atraso para seu lançamento, e seu primeiro teste de voo deve acontecer no final de 2009.


Enquanto isso, a Boeing aguarda para que os testes comprovem suas promessas de maior eficiência e menor gasto de combustíveis e melhor conforto para os passageiros. “Este avião é uma revolução”, afirma Dennis O’Donogue, vice-presidente de testes e avaliações da Boeing.

A construção do 787 reúne empresas aeroespaciais de todo o mundo, e está sendo planejada desde 2003, quando a demanda para melhor eficiência no uso do combustível começou a preocupar mais as empresas.


Parte da revolução do 787 é a sua composição, que é feita com materiais mais leves que o alumínio, material mais usado na construção de aviões atualmente. Essa maior leveza do avião permite que o consumo de combustível seja 20% menor e que o avião seja mais silencioso. Além disso, o material requer menos manutenções, que vão acabar custando até 30% menos que em um avião comum.

Para completar, o Boeing 787 terá uma “arquitetura aberta”, ou seja, o seu interior poderá passar por modificações sem tantos problemas quanto em um avião atual. A “família” do 787 terá três componentes: o 787-8, que poderá levar até 250 passageiros, o 787-9, que suportará até 290 pessoas, e o 787-3, que poderá viajar com 330 pessoas.

O 787-8 deve ser entregue até 2010, e o 787-9, até 2013. O 787-3 ainda não tem uma data de previsão para entrega. (Reuters) - veja aqui mais imagens ilustrativas.

Entendendo a computação nas nuvens

Você tem ouvido bastante o termo “cloud computing” ou “computação na nuvem” nos últimos tempos. Mas o que há de tão interessante nisso? É realmente uma novidade tão importante que afeta nosso dia-a-dia?

A resposta curta é sim. A computação na nuvem reúne várias tecnologias que você vem utilizando de diversas formas há um bom tempo e não tem do que se preocupar.
Existem várias definições, das simples até as mais complexas, passando, como sempre, pelas fantasiosas e as inverossímeis. Algumas delas dão a ideia prática e simples: armazenar informação em datacenters e poder usar programas remotos para manipulá-la (Google, Amazon, Microsoft etc.).
Isso é verdadeiro, mas também deixa de fora a parte mais interessante. Para isso, vamos tentar explicar “o que tem na nuvem”..., continue lendo.

Realidade virtual ajuda cegos a mapear mundo


Um grupo de pesquisadores está utilizando recursos de realidade virtual para ajudar os cegos a voltar ao mundo real, navegando por lugares reais.

Pesquisadores da Universidad de Chile e da Harvard Medical School estão usando três jogos de computador baseados em som que permitem que jogadores naveguem por um labirinto, um sistema de metrô e edifícios reais, com base em indicações auditivas.


"O jogo funciona, essencialmente, pela interpretação de informações geradas por sons espectrais, tais como pegadas e batidas à porta", disse Lotfi B. Merabet, do Beth Israel Deaconess Medical Center e Harvard Medical School e co-autor de "AER Journal: Research and Practice in Visual Impairment and Blindness."

"O jogador usa um teclado para se mover e interagir com o mundo virtual. Por meio de interação sequencial com um ambiente virtual em 3D, o usuário aprende a construir um mapa cognitivo espacial daquilo que o cerca", explicou.

O objetivo é desenvolver jogos com base em sons que ajudem crianças cegas a desenvolver capacidades espaciais, cognitivas e sociais.

"Nós nos concentramos em desenvolver o software de jogo como ferramenta de reabilitação, de forma a permitir que usuários deficientes visuais avaliem edificações desconhecidas virtualmente antes de percorrê-las na vida real, e também conduzimos estudos com imagens de ressonância do cérebro para determinar de que maneira os cérebros de indivíduos cegos realizam essa tarefa", disse Merabet.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem cerca de 314 milhões de deficientes visuais no mundo, 45 milhões dos quais cegos.

No momento, há mais de 50 jogos baseados em sons disponíveis para os cegos, de acordo com Kelly Sapergia, que resenha jogos criados por e para os cegos no programa de rádio "Main Menu", do American Council of the Blind.

Ela diz que eles variam de fliperama a jogos do estilo "Space Invaders", passando por "GMA Tank Commander", um game que permite que o usuário dirija um tanque e dispare diversas armas contra os inimigos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...