domingo, 18 de outubro de 2009

Um Canyon no sul do Brasil

O vinho e a sua História

Do Império Romano, pela Idade Média, até os nossos dias, o vinho acompanhou os principais momentos da história da humanidade e se transformou.
Não há como falar de vinho sem mencionar sua história. O vinho, assim como a gastronomia, acompanha, evolui e se entrelaça com a história da humanidade. Para entendê-los, antes mesmo de poder apreciá-los e degustá-los, é necessário acompanhar um pouco de sua trajetória através destes mais de seis mil anos desde os seus primeiros relatos. Para ajudá-lo a compreender isso, traçamos uma linha do tempo..., continue lendo

Dicas de sites sobre a História do Brasil - Brasil colônia

O Brasil Colônia - este site aborda vários temas da história do Brasil colonial como, por exemplo, as navegações, a fase pré-colonização, a administração colonial, o ciclo do açúcar, os quilombos, domínio espanhol, bandeirantes, arte colonial, ciclo do ouro, barroco entre outros temas. Excelente fonte para pesquisas escolares e elaboração de trabalhos de história.

Por Dentro do Barroco - site elaborado pelo Itaú Cultural com uma excelente apresentação gráfica. Apresenta um conjunto de obras de artistas barrocos, principalmente de Aleijadinho. Além de falar sobre o barroco no Brasil, destaca este período na Espanha, Portugal e outros países da Europa.

Brasil Colônia - HistoriaNet - são diversos textos sobre a nossa história, recheados de figuras e imagens. Podemos citar alguns dos temas analisados pelo site: sociedade patriarcal, corte portuguesa no Brasil, pecuária no Brasil, escravidão, conjuração baiana, Inconfidência Mineira, tropeiros, quilombos e o domínio holandês no Brasil.

O século do Ouro - aborda com destaque especial o ciclo do ouro na História do Brasil Colonial (século XVIII). Fala sobre a população da região da minas de ouro, a corrida do ouro, as leis e as lavras, o tratado de Madri e a Era Pombal.

Mapas Históricos do Brasil - página interessante que traz alguns mapas históricos da época colonial. Tem o mapa da época das navegações, das Capitanias Hereditárias e outro mostrando a visão do europeu sobre o lado "exótico" do Brasil do século XVI, entre outros. Bom recurso para ilustrar trabalhos escolares sobre o período.

América Portuguesa - ótimo site que aborda vários assuntos da história colonial do Brasil. Apresenta mapas históricos e imagens da época. Principais temas: descobrimento do Brasil, feitorias, ocupação do litoral, expansão territorial e atividade mineradora.

7 dicas para otimizar o uso do Twitter

TwitterBackgrounds.com: quer dar um visual novo ao seu Twitter? Então acesse esse serviço. Ele tem diversos tipos de layouts para o microblog, entre eles, temas espaciais, natureza e tecnologia. Usar o serviço é bem simples: basta escolher o visual, digitar o usuário e a senha do Twitter. Pronto. Sua página ficou outra.

Twisten.FM: webware indicado para quem adora compartilhar com os amigos as músicas preferidas ou a descoberta de uma nova banda. Integrado ao Grooveshark, o Twisten.FM tem um serviço de busca de músicas bastante eficiente.

Twipic: serviço para compartilhar fotos no microblog. Basta digitar nele o login do Twitter, selecionar a foto e realizar o upload para uma mensagem, com o link da foto a ser enviada aos amigos. O bacana é que o twipic cria um perfil e uma galeria com as imagens publicadas.

Filewt: esta ferramenta é a melhor maneira de compartilhar arquivos com os amigos do Twitter. No serviço, basta entrar com o login e senha do microblog, escolher o arquivo e apertar em send para o arquivo (não importa o tipo) ser disparado para a lista de contatos. Quem quiser, pode compartilhar um dado com apenas um amigo. Neste caso, porém, precisa realizar um cadastro no Filewt.

TweetStats: internauta, você saberia dizer quantos posts fez no microblog na última semana? E qual é o horário que mais usa o serviço? Descobrir a resposta é fácil com o TweetStats. Com gráficos, ele mostra as suas atividades no Twitter. O bacana é que ele monta até gráficos de algumas informações.

Yfrog: esse serviço é similar ao YouTube. A única diferença é que, ao publicar um vídeo, é gerada uma URL curta, nos moldes do Twipic, para ser publicada no Twitter. O serviço também aceita fotos e publica as mensagens com os links dos vídeos ou fotos direto no Twitter.


Hashtags: a função deste serviço é simples, ou seja, revelar quais as principais tendências no Twitter no exato momento da pesquisa. O Hashtags cria ainda uma lista de ordem de importância e quais foram os temas que fizeram sucesso no microblog no dia, na semana e no mês.

... e leia aqui, uma entrevista com o criador do Twitter

Dicas semanais de sites

Panelfly: aplicativo do iPhone que tem como objetivo trazer os quadrinhos para os smartphones. Nada melhor que carregar todos de uma forma prática e poder ler a qualquer momento.

SlickPlan: crie fluxogramas e sitemaps de qualidade gratuitamente no SlickPlan.

gBolso: similar ao Organizze, organizador de finanças pessoais, o gBolso tem como objetivo gerenciar as suas finanças para que você não passe por apertos no fim do mês. Além disse o site possui integração com as redes sociais Orkut e uma interface intuitiva.

BuddyFuse: integre os contatos do Gtalk e Twitter ao MSN e interaja com todos eles em uma só lugar.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...