sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PIERROT

Um teleférico nas favelas do Rio de Janeiro

O teleférico percorrerá trecho de 3 km e vai ligar os morros da Baiana, do Adeus, do Alemão, Itararé/Cruzeiro e Fazendinha, além de se integrar à estação ferroviária de Bonsucesso. A obra, executada pelo consórcio Rio Melhor, formado pelas construtoras Norberto Odebrecht, OAS e Delta, faz parte do projeto de urbanização do conjunto de favelas financiado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O projeto do teleférico foi baseado na experiência da Favela Santo Domingo, que reúne 130 mil moradores no coração de Medellín, na Colômbia. "Como aqui no Brasil a gente não constrói teleféricos, importamos a tecnologia da Pomagalki (Poma), empresa francesa especializada em transporte por cabo", explica Ícaro Moreno Júnior, presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro). O projeto de urbanização do complexo está orçado em R$ 493,3 milhões.  Veja abaixo, mais detalhes do projeto. (piniweb)


Estação de transferência


traçado do teleférico que percorrerá 3,5 km e terá cinco estações

Comentário meu: com base nos fatos do último final de semana no Rio de Janeiro, difícil vai ser ver passageiros nesses teleféricos.

Painel solar flexível

A energia solar já mostrou que é uma alternativa eficiente e sustentável a outras formas de energia, especialmente aos combustíveis fósseis. Mas apesar de suas vantagens, esse modelo de captação de eletricidade ainda possui muitos problemas, como o alto custo e a necessidade de um espaço apropriado para a sua instalação. Para reverter essa situação, uma empresa lançou uma linha de painéis solares mais finos, leves e flexíveis, capazes de se adaptar a diversos tipos de construção.

Os painéis foram desenvolvidos pela Power Film Solar e podem ser integrados ao projeto arquitetônico da construção graças à sua tecnologia feita com placas solares flexíveis, duráveis e de baixo custo. Medindo cerca de 0,025 milímetros de espessura, esses painéis usam apenas 1% do silício utilizado em outros painéis e são livre de cádmio.

A companhia já utiliza essa tecnologia desde 2005 em aplicações militares e agora está investindo no uso desses materiais em outros produtos. De coberturas metálicas até barracas de lona, os fabricantes garantem que o painel pode ser aplicado em qualquer superfície. A energia gerada pelas placas solares é armazenada em baterias locais e convertida em correntes elétricas que poderão ser utilizadas diretamente na iluminação local ou em outras aplicações.

Outras aplicações da tecnologia foram feitas em produtos menores e portáteis, como carregadores de baterias, celulares, computadores e outros gadgets. As células fotovoltaicas são aplicadas em espécies de tapetes capazes de gerar até 60 Watts de eletricidade e que podem ser enrolados e transportados para qualquer lugar.
Ao todo, são quatro linhas de produtos que incluem carregadores portáteis, geradores em larga escala, coberturas de construções e até produtos customizados. Os produtos estão disponíveis em diversos países, como Estados Unidos, Turquia, Reino Unido, Canadá, entre outros. Os produtores não informaram os preços nem se realizam vendas para o Brasil, mas os interessados podem buscar mais informações no site da empresa. (eco4planet)

Novo padrão de plugues e tomadas chega ao comércio em 2010

Novas tomadas elétricas passam a ser obrigatórias a partir de 2010 e o Brasil concluirá em 2011 todas as etapas do processo de criação do padrão brasileiro de plugues e tomadas, que passarão a estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A padronização tornou-se obrigatória por meio de uma portaria do instituto publicada em 2000. Naquele ano foram estabelecidos diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria adotem as novas regras a partir de janeiro de 2010, com todo o processo de conversão concluído, inclusive por parte do comércio, a partir de julho de 2011, quando os aparelhos elétricos e eletrônicos à venda terão que estar adaptados.

Calendário para adoção das novas tomadas

Pelo calendário divulgado pelo Inmetro, em 1º de janeiro do próximo ano vence o prazo para que os fabricantes de aparelhos eletroeletrônicos parem de produzir e para que os importadores deixem de comprar equipamentos com plugues antigos. Em 1º de outubro de 2010, vence o prazo para que os fabricantes e os importadores não comercializem mais para o varejo produtos com plugues antigos.
A partir dessa data, os produtos devem sair de fábrica e ser importados com os pluguesnovos, já no novo padrão.
Em 1º de janeiro de 2011, vence o prazo para que o comércio varejista deixe de vender, de maneira avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo. A etapa final está prevista para 1º de julho de 2011, quando vence o prazo para que o comércio varejista pare de vender aparelhos eletroeletrônicos com o plugue antigo.

Somente pinos redondos

Segundo o chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, hoje o Brasil tem mais de 12 tipos diferentes de plugues e oito de tomadas. "Essa diversidade toda causa uma série de situações de riscos. A incompatibilidade levava a que o consumidor adotasse uma série de opções sem qualquer segurança, como lixar o pino do plugue. Além, naturalmente, da perda da energia elétrica, transformada pela irregularidade em calor com risco ao usuário."
Para ele, o mérito da padronização que está sendo adotada pelo Inmetro é exatamente o aumento da segurança. "A tomada e o plugue, como hoje são feitos, permitem o que chamamos de inserção parcial. A finalidade da padronização que vem sendo discutida desde o final da década de 90 tem esse objetivo da segurança."
Com a adoção do padrão, o mercado brasileiro passa a ter apenas dois modelos de plugues e tomadas: de dois e de três pinos redondos. O Inmetro informou ainda que o pino chato desaparece.


Tomadas compatíveis

O consumidor brasileiro não terá que se preocupar, em um primeiro momento, com a decisão do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) de padronizar plugues e tomadas, em todo o país. A afirmação é do chefe da Divisão de Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro,
Segundo Gustavo, o consumidor não terá que se preocupar em um primeiro momento. "Apesar dos 12 tipos de plugues diferentes e dos oito tipos de tomadas com que convivem os brasileiros atualmente, o consumidor, de maneira geral, não terá que tomar nenhuma grande atitude em um primeiro momento para trocar plugue ou tomada de sua casa, uma vez que 80% dos plugues antigos utilizados no país se conectam à nova tomada", avaliou.
Segundo Kuster, as mudanças para o consumidor final terão início a partir de 1º de janeiro de 2010, quando ele for comprar equipamentos como refrigerador, máquinas de lavar roupa, ar-condicionado e micro-ondas. "Para [usar] esses equipamentos, ele terá que trocar a tomada de sua casa", explicou.

Padronização de plugues e tomadas

O processo de padronização de plugues e tomadas no Brasil está em discussão no âmbito do Inmetro há cerca de duas décadas, mas só será concluído em 1º julho de 2011. "A partir dessa data, o comércio não poderá vender mais nenhum produto fora do novo padrão, seja ele nacional ou importado", disse Kuster.
Ele acredita, entretanto, que a partir de 1º de janeiro de 2010 começarão a chegar ao mercado aparelhos eletrodomésticos com o novo padrão. "O que estamos fazendo é dando prazo para que os setores envolvidos deem maior segurança ao que produzem ou vendem para o consumidor. São medidas que evitarão que ele sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que geralmente descarregam corrente elétrica excedente", disse, lembrando que "muitos eletrodomésticos e eletroeletrônicos já estão com seus plugues e tomadas adaptados, como é o caso das TVs e geladeiras".

Veja o que muda com a padronização de plugues e tomadas, segundo o Inmetro:

-Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.
-Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.
-O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha desse recurso.
-Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 amperes e outro para os que operam entre 10 e 20 amperes. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado a instalação de até 10 amperes, sobrecarregando-a.
-Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por novas que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados.
-Em alguns casos será necessário o uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro, para conectar aparelhos com plugues fora do padrão a instalações elétricas que estejam dentro do padrão, bem como de aparelhos com plugues padronizados a instalações elétricas com tomadas não padronizadas.

Ranking dos melhores MBA de negócios

Os Estados Unidos detêm seis das dez melhores escolas de MBA (Master Business Administration) de negócios de período integral em todo o mundo.

Porém, as duas primeiras posições são de escolas presentes na Europa. O primeiro lugar é do IESE Business School, da Universidade de Navarra, na Espanha. No ranking do ano passado, ela ocupava o segundo lugar. A posição é ocupada, na edição deste ano, pelo IMD (International Institute for Management Development), escola da Suíça que, em 2008, estava no topo da lista.

O ranking, que está em sua oitava edição, é divulgado anualmente pelo The Economist. Na terceira posição, começa a liderança norte-americana, com nomes de escolas de MBA de negócios até a sétima posição, de acordo com a tabela abaixo, que mostra o ranking das dez melhores:

Os melhores programas de MBA do mundo

Posição                  Instituição                            País

1 IESE Business School, University of Navarra  - Espanha

2 International Institute for Management Development (IMD) - Suíça

3 University of California at Berkeley, Haas School of Business - EUA

4 University of Chicago, Booth School of Business   - EUA

5 Harvard Business School  - EUA

6 Dartmouth College, Tuch School of Business -  EUA

7 Stanford Graduate School of Business  - EUA

8 London Business School  - Inglaterra

9 University of Pennsylvania, Wharton School  - EUA

10 Vierick Leuven Gent Management School  - Bélgica

Fonte: The Economist

De acordo com o The Economist, o ranking não é perfeito, já que aquilo que faz um programa de MBA bom varia para cada pessoa. Por isso, nos 21 anos, a pesquisa perguntou a cerca de 150 mil estudantes qual era o motivo da escolha por um MBA. Quatro fatores foram apontados:


•Para abrir oportunidades de carreira ou promover a carreira atual;
•Desenvolvimento pessoal ou experiência educacional;
•Aumento de salário;
•Potencial de networking (rede de contatos).

Songr baixa vídeos e MP3s da web

O freeware Songr é uma ótima opção de software para baixar músicas e vídeos na web. Dono de uma interface simples, ele encontra todo tipo de som para downloads.

E é bem fácil de usar o programa. Basta digitar no campo de busca o nome da música ou artista para o software vasculhar, na web, se existe algum conteúdo para download. Se encontrar, ele lista os resultados numa janela. Encontrou a música, basta dois cliques para iniciar o download.

Apesar da aparência simples, o Songr é rico em informações. Na lista de resultados, ele exibe o bitrate do arquivo do MP3, a duração e o tamanho da música, além da relevância dela na web. Com esses dados, o internauta decide se baixa ou não o arquivo.

O Songr faz downloads rápidos, basicamente porque trabalha em conjunto com bons sites de compartilhamento, entre eles o 4Shared e o JustHearIT. O programa mostra a mesma competência para baixar os vídeos do YouTube. O bacana é que ele faz o download até dos vídeos de alta definição (HD).
Outro recurso interessante do programa é o que faz pesquisas por trechos de música. Isso mesmo, internauta, você escreve uma frase da música que o Songr a encontra na web. E o recurso funciona muito bem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...