quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Diwali, Festival das Luzes


Cada ano, entre final de outubro e início de novembro, os hindus comemoram « Diwali » ou « Deepawali » festa conhecida como o « Festival das Luzes ». Em 2009, a festa, que dura cinco dias, começou no dia 17 de outubro. Traduzido do sânscrito, Deepa significa « luz » e awali « fileira. A origem da festa, na mitologia hindu é motivo de controversas. Segundo Râmâyana, uma das epopéias mais ilustres, Rama o filho mais velho da rainha Kaushalya, se armou contra o demônio Ravana. Depois de 14 anos de exílio, ele conseguiu matá-lo, sauvando assim sua esposa Sita. Vinte dias depois, Rama, seu irmão Lakshmana e Sita voltaram para seu reino em Ayodhya, onde os habitantes os receberam com uma grande festa na qual, as boutiques, as varandas, e as ruas foram iluminadas com milhões de flamas para fecitá-los e indicar-lhes o caminho. Uma outra lenda relata que Diwali comemora a morte de Narakasura, um demônio morto por Khrisna, avatar de Vishnu, deus principal da trindade hindú. Diwali simbolisaria então, a vitória do bem contra o mal, do deus contra o demônio. Visitar a ĺndia durante o Festival Diwali é um prazer para os olhos. A atmosfera é efervecente : fogos de artifício, luzes, danças e cantos animam a festa durante cinco dias culminando com o derramamento de milhares de litros de leite no rio Gange. Vejam aqui diversas photos que testemunham deste grande momento da cultura hindú.

A cidade subterrânea de Derinkuyu

Software para iPhone calcula corrida de táxi

Se você costuma andar de táxi e possui iPhone ou iPod touch, vale baixar o aplicativo gratuito Apontador Táxi, da LBS Local. O programa é uma ferramenta simples que permite calcular quanto vai custar uma corrida.

Basta inserir o endereço inícial da corrida e o destino que o software faz a projeção (com opção de bandeira 1 ou bandeira 2) e mostra o caminho a ser seguido.
Com a ajuda do sistema de localização do iPhone (GPS e triangulação de antenas de celular), o software consegue identificar a localização do usuário (aproximada, em nossos testes ele não mostrou a rua exata) e, a partir daí, mostra quais são os pontos de táxi mais próximos. É só tocar no ponto escolhido para ter acesso a dados como endereço, telefone e a um mapa.
Calculamos os valores de três corridas conhecidas e eles foram compatíveis com a realidade. Mas vale lembrar que esses valores não levam em consideração fatores como congestionamentos, que podem alterar significativamente esse custo.
A versão atual trabalha com 26 cidades para o cálculo das rotas. Para facilitar o acesso a trajetos já calculados, basta incluir as rotas na opção favoritos.
Durante nossos testes, o programa travou e exigiu ser reiniciado.
A LBS Local também oferece duas outras ferramentas gratuitas indicadas para motoristas: o Apontador Trânsito, que mostra caminhos e a situação dos principais corredores; e o Apontador Postos, que exibe o preços dos combustíveis na região e o endereço dos postos de gasolina.

China constrói edíficio mais "verde"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...