segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Projetos das casas do futuro

Concurso internacional premia projetos inovadores para casas mais sustentáveis e adequadas ao pouco espaço disponível nas cidades.

A Prefab 20*20: Visions for 400 SF Homes é uma competição de ideias organizada pela Architecture For Humanity de Vancouver, o Architectural Institute of British Columbia, a Interior Design Show West 2009, e patrocinado pela revista Azure.

O desafio é criar uma unidade de moradia de 37.5 metros quadrados em um ambiente urbano em qualquer lugar do mundo. Ela deve servir para dois adultos e precisa comportar as atividades básicas: dormir, ir ao banheiro, tomar banho, cozinhar, trabalhar/estudar e ter espaços para guardar coisas.

Detalhe importante: o impacto ambiental que ela causa é levado em conta.
Para criar uma moradia sustentável, 285 equipes de designers de 149 cidades em 26 países que se inscreveram. O vencedor, dois segundos colocados, quatro menções-honrosas (entre elas, um grupo do Brasil) e 16 projetos selecionados foram expostos na IDSwest 2009, realizada em Vancouver, Canadá.
Veja a imagem dos projetos vencedores – quem sabe eles não inspiram algumas mudanças concretas nas cidades?

Vencedor: Ecomobi, projeto de Przemek Olczyk, Wojtek Gawinowski e Wojtek Smulet, da Mobius Architects em Cracóvia, na Polônia. Esta foto é uma variação da imagem acima (que encabeça esta notícia).



Segundo colocado: Pods, projeto de Shawn Blackwell e Kate Fretz, da Balckwell Architechture em vancouver, Canadá



Terceiro colocado: Thick-skinned regionalism, projeto de Daniel Preusse, Bo Yoon e Matthew Fajkus, de Londres, Reino Unido.




Menção honrosa: Urban (tree) house, projeto de Jason Labutka da Jason David Designers de Nova York, Estados Unidos.



Menção honrosa: The Spontaneous House, projeto de Cláudia Bastos Coelho e Mariana Matayoshi de Diadema, Brasil.



Projeto citado: Turned Icon House, projeto de Daria Barnas, Ivo Gigante Tiago e Paula Cicuto, da Dispource em Porto, Portugal.



400 anos de Havana

É comemorado na data de hoje, os 400 anos da cidade de Havana, capital de Cuba, com 4 milhões de habitantes e pricipal  cidade da ilha. Nessas imagens, você poderá conferir em detalhes um pouco da sua vida cotidiana.

Consultando vinhos online pelo smartphone

Agora você pode consultar o banco de dados do Adegas & Vinhos com seu smartphone ou PDA aonde quer que você esteja. O site Adegas & Vinhos Mobile já pode ser acessado para auxiliar na escolha de um vinho no restaurante ou nas lojas revendedoras. Para os usuários registrados do software é possível incluir vinhos em uma adega virtual. Uma excelente ajuda para as pessoas com dúvidas nos restaurantes, principalmente em se tratando de vinhos importados. A adega online contempla vinhos de diversos países e fornece sua pontuação, no ranking de 1 a 100.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...