terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Guia da Internet 2009

Vancouver 2010


Em 03 de março do próximo ano estará iniciando os jogos olimpicos de inverno em Vancouver, Canadá. A tocha olímpica que fica sediada na Grécia, está percorrendo diversas cidades do canadá, desde sua partida em 30 de outubro de Atenas e completará sua jornada até abertura dos jogos. Confira aqui, imagens iniciais da passagen da tocha por diversas localidades no Canadá.

Cientista brasileiro do Cern explica funcionamento do LHC

Após mais de um ano desativado, voltou a funcionar o chamado Grande Colisor de Hádrons (LHC), um gigantesco túnel circular de 27 quilômetros de perímetro, situado a 100 metros de profundidade no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça.

Em entrevista à Deutsche Welle, o brasileiro Marko Petek, que trabalha desde outubro de 2008 no Cern, afirmou que "estamos muito felizes e aliviados, porque é um projeto grande e toda a comunidade internacional está observando. Só o fato de o LHC ter sido reativado já é um avanço. No início desta semana, recebi um e-mail do Cern, dizendo que o LHC bateu o recorde mundial em produção de energia."

No LHC, aceleram-se prótons, partículas elementares do átomo. O LHC bateu o recorde, na última segunda-feira (30/11), ao fazer circular feixes de prótons a 1,18 tera eletrovolts (TeV). A marca supera o recorde mundial anterior de 0,98 TeV, alcançado pelo colisor Tevatron do Laboratório Acelerador Nacional Fermi, nos Estados Unidos.

O que faz o LHC?

Para explicar o que faz o LHC, Marko propõe que se imaginem dois tubos de desodorantes em spray, um de frente ao outro. Se você apertar os jatos ao mesmo tempo, os dois desodorantes irão lançar milhares de gotículas que irão se colidir. Ao se colidirem, elas se espedaçam em incontáveis partículas.

"No LHC, a ideia é despedaçar o próton. O modelo atual da física prevê que existem 25 partículas menores, sendo que 24 já foram descobertas e agora falta apenas uma, denominada bóson de Higgs. Essa partícula pode ajudar a explicar como a matéria está associada à massa. Esperamos que até o início de 2010 tenhamos resultados mais concretos", explicou o doutorando em ciências da computação.

Sobre os temores de que o LHC possa a vir trazer algum prejuízo ao planeta, como a criação de um buraco negro, por exemplo, o cientista gaúcho foi enfático. "A criação de miniburacos negros é possível e também desejável pelos cientistas. Os físicos irão apenas estudar esses buracos negros. Estamos repetindo dentro de um laboratório o que é um fenômeno normal da natureza", explicou.

Tais experimentos não oferecem, portanto, os riscos temidos. "Não existe nenhuma chance que tal buraco negro constituído de duas ou três partículas tenha força de gravidade suficiente para atrair novos fragmentos e sugar o nosso planeta. Teríamos de ter uma massa maior do que o Sol para isso acontecer. O que é impossível", tranquilizou Marko.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...