domingo, 20 de dezembro de 2009

Imagens da primeira década do século XXI


Chega ao fim a primeira década do século XXI. O tempo e voa e the big picture continua nos presenteando com os seus registros fotográficos marcantes do nosso dia-a-dia. Vale conferir as 50 imagens selecionadas dos acontecimentos desses 10 anos do segundo milênio.

Dubai prendeu mais de 6 mil pessoas na praia neste ano.

A polícia de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou ter prendido 6.385 pessoas nas praias da cidade nos primeiros dez meses deste ano.

Segundo informações do jornal Gulf News, as infrações variam desde atos de atentado ao pudor até o consumo de álcool e nadar com roupas, algo considerado uma ameaça à segurança.

Segundo os registros da polícia, 4.596 das prisões foram de pessoas nadando vestidas e 427 foram de pessoas nadando apenas de roupas íntimas.

Segundo o Centro de Polícia dos Portos, que patrulha as praias, 978 homens também foram presos por ficar olhando de forma provocadora para as mulheres e outros 348 foram detidos por tentar fotografá-las sem que elas soubessem.

Assédio

Dubai começou a patrulhar suas praias regularmente em 2004 e, no ano passado, foram registradas 7.320 contravenções.

Neste ano, dois homens também foram presos por assediar sexualmente duas policiais que trabalhavam disfarçadas. Um dos casos ocorreu no mês passado, diz o jornal, e o suspeito era um europeu de 38 anos.

De acordo com a polícia, no entanto, paquistaneses, bengaleses e indianos foram os que mais cometeram crimes nas praias do emirado em 2009.

A polícia ainda prendeu 15 suspeitos de ter cometido crimes mais sérios e que agora enfrentam processos judiciais, entre eles 11 casos de consumo de álcool, oito casos de roubo, dois casos de homossexualismo, um caso de indecência e um de consumo de drogas.

Entre atos de indecência estariam beijos íntimos entre casais e casais tocando um ao outro ou a si próprios de maneira inapropriada, afirmou o coronel Jasem Al Za’abi, diretor do Centro de Polícia dos Portos.

Perigo

No ano passado, um casal de britânicos que mora no emirado foi preso acusado de manter relações sexuais na praia.

O caso ressaltou o perigo para os estrangeiros que moram em Dubai e se comportam em desacordo com a cultura local.

Atualmente, mais de 3 milhões de estrangeiros vivem no emirado, que também atrai milhões de turistas em busca dos hotéis de luxo, de compras baratas e sol o ano todo.

Apesar disso, Dubai continua sendo um país islâmico conservador, onde beber álcool, praticar sexo fora do casamento e o homossexualismo são proibidos, e o comportamento dos estrangeiros começa a ser um incômodo para alguns dos moradores locais.

Segundo o coronel Za’abi, o objetivo da operação policial é, com o aumento do fluxo de turistas nas praias de Dubai, “fazer com que os frequentadores das praias se sintam confortáveis e protegidos de grupos de homens repulsivos”. (bbc)

Colômbia pede a países ricos compensação ambiental pelo consumo de cocaína

A Colômbia, maior produtor de cocaína do mundo, pediu em Copenhague aos países industrializados compensações econômicas com o argumento de que cada grama de pó consumida destrói quatro metros quadrados de suas florestas, um das mais ricas do planeta.

O presidente Alvaro Uribe, que participou da cúpula do clima da ONU na capital dinamarquesa, disse aos representantes dos países ricos que há uma "responsabilidade compartilhada" na destruição da floresta colombiana por traficantes.

"A posição colombiana é clara: as políticas de prevenção e consumo nesses países fracassam e a produção ilegal de cocaína cresce aqui, com danos irreparáveis a nosso meio ambiente. Portanto, há uma cota de responsabilidade e eles devem pagar", disse uma fonte da vice-presidência colombiana.

Uribe denunciou que, "para cada hectare de coca plantada, três hectares de floresta são derrubados", segundo a mesma fonte. A Colômbia é um dos dez países com maior diversidade natural do planeta. (France Press)

Via de 50 km na China terá trechos de ponte, túnel submerso e rodovia

Começaram as obras da via que deve ligar Hong Kong, Macau e Zhuhai, na China. A estrutura de 50 km de extensão terá trechos de viaduto, túnel e rodovia. A previsão é de que a construção seja concluída entre 2015 e 2016.
A primeira etapa da obra consiste na construção de uma das duas ilhas artificiais que vão servir de ligação entre a ponte e o túnel submerso. As ilhas terão cerca de 200 ha, onde serão instalados postos alfandegários e estacionamentos com capacidade para 7.500 veículos.

A ponte terá 29,6 km de extensão e um total de seis pistas, sendo três para cada sentido. Ao longo de seu comprimento, a estrutura terá trechos estaiados que permitirão a navegabilidade de navios no Rio das Pérolas.
O túnel imergido, com cerca de 6.7 km de extensão, começa e termina nas ilhas artificiais. Por fim, a ponte se ligará a estradas que passarão próximas ao aeroporto de Hong Kong e de Zhuhai.
Os governos da província de Zhuhai, da região administrativa especial de Hong Kong e região administrativa especial de Macau são os responsáveis pela construção e investimentos na ponte.
O projeto arquitetônico e de engenharia da ponte foi elaborado em parceria entre o governo chinês, representado pelo China Highway Planning and Design Institute Consultants, e as empresas COWI A/S, Ove Arup & Partners Hong Kong Ltd, Shanghai Tunnel Engineering & Rail Transit Design and Research Institute e CCCC First Harbour Consultants Co. Ltd. (piniweb)


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...