segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A arte pré-histórica da caverna de Lascaux

São milhares os exemplos de pinturas pré-históricas encontradas em centenas de cavernas. Consideram-se as mais importantes Niaux, Font-de-Gaume e Lascaux, na França; e as de Altamira, na Espanha, por pertencerem à cultura do homem do Paleolítico Superior (cerca de 50 000 a 10 000 anos atrás).
O conjunto de pinturas e gráficos da caverna de LASCAUX, descoberta por acaso, há 70 anos,  em 12 de setembro de 1940 por quatro adolesecentes,  constitui um dos mais belos documentos da arte pré-histórica, mostrando o trabalho artístico de várias gerações.
A abertura da caverna, que reune 300 documentos excepcionais, e a passagem contínua de turistas estava alterando a umidade interna, o que favorecia o desenvolvimento de fungos e algas microscópicas que danificavam a pintura.
Por estas razões, ela foi fechada  ao público, que se contenta hoje em admirar as reproduções expostas no museu vizinho à caverna. Hoje, excepcionalmente,  você vai poder desfrutar aqui neste blog de uma visita virtual da caverna de Lascaux em francês, inglês e espanhol! - da correspondente do blog em Montpellier

Um comentário:

linkpremiadoblog disse...

Seu link já foi publicado! Sabia que agora o prêmio é de R$ 1.000?
Atenciosamente.
Antoani/Equipe Link Premiado
http://www.linkpremiado.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...