sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Imagens da Semana - Wall Street Journal

Nas urnas, eleitores levarão em consideração o meio ambiente

Os desastres ambientais, causados principalmente pela chuvas e secas cada vez mais extremas em todo país, fizeram com que o eleitor mudasse a forma de escolher seu candidato.

A pesquisa, realizada pela Market Analysis nas principais capitais brasileiras, indica que dois a cada três brasileiros votarão na próxima eleição de acordo com o posicionamento dos políticos em relação às mudanças climáticas.

Os jovens são os mais preocupados com o assunto, o Barômetro Ambiental mostrou que 73% dos entrevistados, que tem entre 18 e 24 anos, colocarão o assunto no topo de suas exigências eleitorais. Enquanto 52% dos entre 55 e 69 anos afirmam se preocupar com o clima durante a votação.

Índices

A pesquisa também indicou as regiões brasileiras mais conscientes: Recife (com 86% de eleitores) e Salvador (com 75%) são as cidades que mais possuem eleitores de plataformas preocupadas com o clima. Brasília, com apenas 50% dos votos, é a cidade menos sensibilizada.

Além disso, pode-se constatar que as classes mais preocupadas com o meio ambiente são a média e a baixa. A elite econômica do Brasil demonstrou menor receptividade com candidaturas que dão importância a questão ambinetal. ( do eco4planet )

Os sinais vitais da Terra, para você acompanhar

O site Breathing Earth (algo como Respiração da Terra) fez uma animação que ajuda a entender o tempo dos impactos ambientais do planeta. O mapa do mundo é uma simulação das emissões de gás carbônico (um dos principais responsáveis pelas mudanças climáticas) de cada país. Se você passar o cursor em cima de um país, o mapa oferece dados relevantes como a população e a emissão por pessoa. Também mostra quantas toneladas de carbono foram emitidas desde que você começou a olhar o mapa. Cada vez que o país emitiu o equivalente a mil toneladas de carbono, ele pisca em cinza. O mapa também faz uma simulação de quantas pessoas morrem ou nascem em cada país enquanto você está olhando. A ideia é dar uma sensação de urgência para cuidar dos problemas ambientais do mundo, e mostrar como eles estão ligados à pressão populacional. (do blog do planeta).

Imagens da Indonésia

Empresa galesa faz casa com 18 t de plástico reciclado


Uma empresa do País de Gales, na Grã-Bretanha, construiu uma casa com 18 toneladas de plástico reciclado.

A companhia Affresol desenvolveu uma tecnologia que transforma plástico e minerais em um material batizado de Thermo Poly Rock, que poderia revolucionar a indústria de construção.

O projeto, apoiado pelo governo galês e por organizações ambientais, já lançou uma linha de casas verdes e construções modulares portáteis de quatro toneladas.

O secretário da Economia do país de Gales, Ieuan Wyn Jones, disse que "o novo processo sustentável" tem muito potencial e pode gerar uma grande quantidade de empregos.

Patente

A empresa diz que o processo tem baixo consumo de energia e transforma plástico em um material durável e resistente.

As placas de Thermo Poly Rock formam as paredes de sustentação da casa, que pode ser coberta externamente com tijolos ou pedra, enquanto o interior pode ganhar uma camada de isolamento térmico e ficar com a mesma aparência de uma casa tradicional. As telhas também são feitas de material reciclado.

O diretor-gerente da Affresol, Ian McPherson, diz que o novo material é mais leve e resistente que concreto, é térmico, impermeável, não-inflamável e não apodrece.

A empresa estima que a vida útil das casas seja de cerca de 60 anos, mas diz que os elementos do Thermo Poly Rock podem ser novamente reciclados ao fim deste período.

"Todos os países do mundo têm problemas com lixo e agora temos a oportunidade de transformar este lixo em um recurso de construção de moradias 100% reciclável", diz McPherson.

Agora a empresa aguarda aprovação para construir 19 casas em Merthyr, no País de Gales, como parte de um projeto-piloto. ( da bbc UK ) - uma colaboração do leitor André Barroso

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...