sábado, 6 de março de 2010

Faça seu próprio gráfico com as temperaturas da Terra

O projeto Discover da Nasa tem uma ferramenta fantástica para mostrar as temperaturas da atmosfera. Em seu site, permite que qualquer um monte seu próprio gráfico com as variações de temperatura ao longo do ano, em qualquer altitude da atmosfera, com base nos dados de satélites.

É só entrar no site do Discover. No canto esquerdo, você seleciona a altitude que deseja observar. Aí ele monta um gráfico com as curvas de temperatura do ano atual e de alguns períodos do passado. Você pode ir na tabela embaixo do gráfico e selecionar os anos que deseja ver exibidos. E apertar “Redraw” para o programa refazer o gráfico. Se clicar em qualquer ponto do gráfico, ele exibe os comparativos de temperatura daquele dia em vários anos.

Nenhum aquecimento global vai saltar aos olhos vendo as temperaturas subindo e descendo ao longo do gráfico. É um belo instrumento para mostrar como uma tendência de longo prazo, como as mudanças climáticas, é difícil de ser vista. (do blog do planeta).

WikiTravel, um projeto para criar um guia mundial de viagens

Conheça mais aqui, sobre este projeto visa criar um guia mundial de viagens livre, completo, atualizado e disponível para todos.

New York City e Los Angeles vistas de cima à noite

VEJA AQUI, mais iagens

Fotos da semana - Wall Street Journal

VEJA AQUI, mais imagens

Aquário em Belo Horizonte mostra espécies do Rio São Francisco

A riqueza das espécies de peixes que vivem no Rio São Francisco poderá ser vista a partir desta sexta-feira num aquário gigante construído dentro do zoológico de Belo Horizonte pela prefeitura da capital mineira. Esse é o primeiro aquário temático de água doce do Brasil.

O público poderá ver 1200 peixes de 40 espécies, expostos em 22 tanques, que contam com um total de mais de 1 milhão de litros de água. Muitas destas espécies nunca foram estudadas.

A vegetação de parte do aquário simula as margens do Rio São Francisco, propiciando as condições adequadas para exibição de espécies em cativeiro. O visitante pode conhecer uma cenografia que apresenta tanto a sua "margem", quanto o "fundo" do rio. Para receber os peixes, foi realizada uma sofisticada ambientação com pedras, areia e cascalho, pedaços de madeira curtidos, além de plantas aquáticas.

No Aquário São Francisco, a cenografia contou com peças moldadas em resina e em fibra de vidro, e pintadas com tinta especial. Tudo isso para que os visitantes tenham a impressão de ver a estrutura de níveis que compõem um leito de rio, como a gradação de cores e texturas. Segundo o biólogo Thiago da Motta Carvalho, os tanques foram feitos de acordo com a necessidade de cada espécie.

- Em alguns há plantas e em outros não. Tudo depende da biologia do peixe. Por exemplo, se vai comer ou não plantas, ou ainda da profundidade e luminosidade do aquário - explica.

Entre os peixes do "Velho Chico" que poderão ser vistos estão surubins, dourados, curimatãs, matrinxãs, piaus, pacamãs, cascudos, lambaris, mandis, piranhas, pacus, curimbas, piabas e pirambebas.

Além de ser um espaço para a realização de estudos e pesquisas, o novo aquário trata também da cultura das populações que ocupam as margens do Rio São Francisco. Por isso, estão sendo exibidos objetos característicos dessas comunidades como carrancas, redes de pesca, âncora, canoas, peças de cerâmica, esculturas, além de uma réplica, em tamanho reduzido, do barco a vapor “Benjamim Guimarães”.

A construção do aquário custou R$ 5,5 milhões e começou em 2006. O complexo do aquário ocupa uma área de aproximadamente 3.000 m², em dois pavimentos. A infraestrutura é composta ainda por auditório, espaços de exposição lúdicos, jardins, laboratório, lagoa marginal, lanchonete e loja. (da Agência Globo)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...