terça-feira, 4 de maio de 2010

Noel Rosa, um grande brasileiro



Noel de Medeiros Rosa nasceu no dia 11 de dezembro de 1910, em Vila Isabel, bairro do Rio de Janeiro. Noel era filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa. Ele nasceu em um parto complicado, onde o médico precisou usar o fórceps. O instrumento danificou seu maxilar e, enquanto o lado direito do rosto parecia ser atrofiado, o esquerdo se desenvolvia normalmente. As tentativas de reparar a cicatriz na face de Noel foram fracassadas, e a marca acompanhou o compositor durante toda a sua vida.

Ainda adolescente, aprendeu a tocar bandolim e violão. Na década de 20 estudou no São Bento, tradicional colégio carioca. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, mas não terminou o curso. Em 1929, formou o conjunto Bando de Tangarás com João de Barro, Almirante, Alvinho e Henrique Brito. Noel era o mais novo dos músicos e o menos experiente, e naquele momento quase não tinha composições próprias. Juntos, os cinco decidiram que o grupo musical seria amador e que não cobrariam para tocar. O Bando de Tangarás sofreu influências da música nordestina, que na época estava em voga na cena cultural carioca.

Na década de 30, o compositor carioca trocaria as cantigas nordestinas pelo samba do morro da Mangueira. Foi nessa época que Noel compôs Quando o Samba Acabou e Com que roupa?. E foi com a última canção que o sambista ficou conhecido, e a partir daí ajudaria a expandir o samba pela sociedade carioca. Até então, o ritmo tinha seu público restrito aos moradores de favelas. Com que roupa? foi gravada no primeiro disco do Bando de Tangarás e traz uma melodia simples e letra de humor, características pelas quais Noel Rosa ficou conhecido mais tarde.

Noel fez muitas parcerias em sua carreira, sendo a mais famosa delas com o pianista Oswaldo Gogliano, mais conhecido como Vadico. Entre seu primeiro encontro, no final de 1932, até 1936, os dois compuseram onze canções juntos, e estas são algumas das maiores obras primas de Noel. Noel também protagonizou umas das mais conhecidas brigas da música popular brasileira. Ele e Wilson Baptista, outro compositor da época, travaram uma batalha musical, que começa com o samba Lenço no Pescoço de Baptista. A música era uma ode à malandragem e Noel, que tinha um humor único, escreveu Rapaz Folgado como resposta. Wilson, então, escreveu uma canção criticando Noel Rosa e seu bairro, Vila Isabel. Durante tal duelo musical, Noel escreveu um dos seus mais conhecidos sambas, Palpite Infeliz que serviu como resposta a Frankstein da Vila, música de Wilson que faz menção à deformação no rosto de Noel. O sambista também ganhou fama de boêmio e sempre estava apaixonado por alguma mulher. O gosto pela noite carioca causou danos à sua saúde. Desde muito jovem, Noel bebia e fumava – hábitos que influenciaram a sua prematura morte por tuberculose, aos 26 anos.

Sua relação com as mulheres ficou bastante conhecida. Em 1934, ele conheceu Juracy Corrêa de Moraes, dançarina do Cabaré Apollo. Na época, ela tinha apenas 16 anos, mas parece ter sido o amor da vida de Noel, a quem o músico dedicou cerca de dez sambas. Apesar de sua paixão por Juracy – ou Ceci, como ela era chamada –, Noel Rosa se casou com Lindaura Martins, sergipana de 18 anos, no dia primeiro de dezembro de 1934. Mesmo casado, o compositor não desistiu das noites na Lapa. Nos anos que se seguiram, Noel lutou contra a tuberculose. Como tentativa de tratamento, o carioca viajou para Friburgo em busca de tranqüilidade e ar puro. Porém, sua fascinação pela boemia atrapalhava seu tratamento. No dia 4 de maio de 1937, Noel Rosa morreu, deixando como legado cerca de 400 composições. (do opinião e notícia ).

As grandes cidades e seus arranha-ceus

Veja neste interessante link, imagens das grandes metrópoles e seus arranha-ceus.

Mais uma grande invenção chinesa

Conheça aqui, mais uma grande invenção chinesa. Um trem que nunca para nas estações, sem deixar de realizar embarque e desembarque de passageiros.

Sugestões de cachaças

Para os apreciadores de uma boa cachaça, uma ótima dica é navegar no amigos da cachaça, um site cheio de dicas da nossa famosa branquinha.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...