sábado, 19 de junho de 2010

Uma viagem virtual pelo país da Copa

Imagine se você pudesse pisar no local exato do estádio Soccer City, em Joanesburgo, onde o sul-africano Tshabalala cravou as travas da sua chuteira direita, que calçava o seu pé de apoio, enquanto soltava com o pé esquerdo um petardo indefensável para marcar o primeiro gol da Copa do Mundo de 2010, no último dia 11. Pois é exatamente o que a Google, sempre ela, tornou possível para os internautas de todo o mundo por meio da galeria em 3D dos estádios da Copa no Google Street View.


É possível caminhar de um lado a outro dos campos, aproximando e distanciando o zoom. De onde você “estiver”, por assim dizer, consegue-se olhar para os quatro cantos das arquibancadas, clicando nas setinhas do mapa ou do teclado para a esquerda, direita, para cima ou para baixo. A ferramenta proporciona alto nível de detalhes. Dá pra ver até algumas (poucas) imperfeições nos gramados e detalhes como um elefante desenhado nas cadeiras vermelhas do Ellis Park. Mas isso é só o começo.

Entre os recursos online que disponibilizou para ajudar os torcedores do mundo inteiro a acompanhar a Copa do Mundo de 2010, a Google criou ainda uma página especial no Google Maps chamada “Explore a África do Sul”. O internauta pode passear pelas nove cidades-sede da Copa, pelo mapa ou alternando para a visualização do Street View ao clicar no bonequinho amarelo, visitando os estádios onde estão sendo realizadas as partidas e os principais pontos turísticos sul-africanos.


Para “caminhar” pelas ruas no modo Street View, basta posicionar o mouse em qualquer ponto da imagem e clicar duas vezes. O usuário terá a sensação de que está sendo teletransportado ponto a ponto, como nos desenhos animados.

Em Cape Town, por exemplo, onde o Brasil pode jogar no dia 29 de junho se ficar em segundo lugar no seu grupo, as atrações sugeridas pela Google para uma visita virtual são, além do estádio Green Point, a Robben Island, onde Nelson Mandela foi trancafiado durante 18 anos pelo regime do Apartheid, e o Victoria & Alfred Waterfront, centro de gastronomia, compras e badalação que é simplesmente o lugar do país mais visitado por turistas estrangeiros.

Uma voltinha online pelo Soweto

Em Durban, no outro lado do África do Sul, pode-se caminhar do estádio Moses Mabhida ao parque aquático uShaka Marine World, pertinho, e depois até o Vale das Mil Montanhas, já fora da cidade. Em Pretória, use a perspectiva em 360º para olhar ao redor quando estiver na frente do museu de arte da cidade. Em alguns lugares, como no estádio Loftus Versfeld, também em Pretória, é possível ainda clicar sobre o ícone “Fotos” e ver imagens dos locais armazenadas pelos próprios usuários no Picasa, no Flickr ou no Panoramio. Uma verdadeira festa multimídia!
Voltando a Joanesburgo, acesse diretamente a página do Soweto no Google Maps, alterne para o modo Street View e navegue sem destino nem pressa pelo imenso bairro popular da capital sul-africana, foco da resistência anti-Apartheid, onde dois prêmios Nobel da Paz, Mandela e Desmond Tutu, chegaram a ser vizinhos de rua, a rua Vilakazi, sem saber que um dia, durante uma Copa do Mundo de futebol, milhares de pessoas de todo o planeta poderiam perambular por ali sem ter que pegar um avião. ( do opinião e notícia ).

Futebol sem fronteiras


O fotógrafo Caio Vilela  já documentou jogos de Futebol nos seis continentes. Seu projeto teve início em 2004, na cidade de Yazd, no Irã, e resultou no livro Futebol sem Fronteiras: Retratos da Bola ao Redor do Mundo. Veja mais detalhes aqui.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...