sexta-feira, 2 de julho de 2010

A História da Copa do Mundo de futebol

Na baía de Villefranche-sur-Mer, em 21 de junho de 1930, um navio deslizava lentamente rumo ao horizonte. Saindo da França, seu destino era o Uruguai. A bordo, passageiros quase anônimos. Rapazes fortes e musculosos que enfrentavam a travessia para disputar a partida de abertura da primeira Copa do Mundo de futebol. Um batismo duplo, de certa forma. A maior parte deles jamais tinha se aventurado pelo mar, e a viagem até Montevidéu iria durar 15 dias. Por sorte, as condições meteorológicas se anunciavam favoráveis.

A bordo do Conte Verde, um homem de terno e gravata, cabelos brancos e bigode finamente talhado ostentava um sorriso discreto. Em sua bagagem, uma estatueta de 30 cm de altura e 4 kg, representando uma Vitória segurando sobre a cabeça um vaso octogonal: a Copa do Mundo, um troféu de ouro maciço produzido pelo escultor francês Abel Lafleur. O homem que cuidava desse precioso tesouro chamava-se Jules Rimet. Presidente da Federação Internacional de Futebol desde 1921, ele batalhava, havia quase dez anos, para organizar uma competição aberta às equipes do mundo inteiro. Seu leitmotiv: aproximar os jogadores dos dois hemisférios, em um espírito de fraternidade, e fazer do futebol o rei dos esportes atléticos.

As esperanças que ele depositava nessa primeira Copa do Mundo eram imensas. A poucas semanas do momento do primeiro confronto, ele rememorava o quanto tinha sido longa a estrada até o embarque para a América do Sul.

Nascido em 24 de outubro de 1873 em Theuley-les-Lavoncourt, um vilarejo de Haute-Saône, na região francesa de Franco-Condado, o pequeno Jules passou a infância entre a escola, a loja de produtos alimentícios do pai e o moinho do avô. A agricultura regional sofria então o impacto da guerra franco-prussiana de 1870. As condições de vida eram difíceis. Em 1885, com 12 anos, ele se juntou aos pais, que haviam partido em busca de uma vida melhor em Paris. Aluno estudioso, terminou o ensino médio e começou a estudar direito. Uma carreira jurídica se abria para ele. Mas seria essa sua verdadeira vocação?

Jovem de personalidade forte, firmemente contrário às desigualdades sociais, ele sentia uma profunda necessidade de se dedicar a uma causa. Tornou-se membro de um círculo de operários e mais tarde fundou uma revista de tendência democrata-cristã que militava pelo progresso social.

O futebol? Ele mal chegou a calçar as chuteiras. Consciente de seus limites atléticos, que faziam dele um respeitável esportista de fim de semana, Rimet estava convencido de sua capacidade para administrar um clube esportivo. Mas não um clube qualquer. Uma agremiação capaz de ultrapassar as barreiras sociais e fornecer às classes trabalhadoras a oportunidade de se emancipar por meio do esporte. Em março de 1897, ele criou o Red Star Club, um conjunto poliesportivo de convívio aberto e igualitário.

Considerado na época um esporte violento, o futebol, praticado por profissionais na Inglaterra, estava longe de despertar o mesmo entusiasmo na França, onde não existiam mais que 30 clubes. No plano internacional, a Inglaterra e a Escócia se entregavam a disputas desde 1872. A Áustria jogou pela primeira vez contra a Hungria em 1902. A França ingressou na relação das nações futebolísticas contra a Bélgica em 1o de maio de 1904.

Três semanas mais tarde, no dia 21 daquele mês, por iniciativa do francês Robert Guérin e do holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman, foi assinada, em Paris, a certidão de nascimento da Federação Internacional de Football Association (Fifa). Seu papel: coordenar as diferentes associações nacionais e uniformizar as regras do jogo. Sete países aderiram: França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça. A Inglaterra, pátria mãe do futebol, só a integraria um ano mais tarde.

Jules Rimet, vice-presidente do Comitê Francês Interfederal, participou do primeiro congresso da Fifa realizado em 1914 em Christiania, hoje Oslo, capital da Noruega. Na ordem do dia: a organização de um campeonato internacional. Por que não o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, aberto a amadores desde 1908? A idéia de uma competição internacional reunindo os clubes campeões das federações nacionais já havia sido apresentada em 1905, mas aparentemente nenhum país se interessou. Rimet criticou o projeto de 1914 por ser reservado apenas aos amadores, e logo teve de bater em retirada sob as bombas da Primeira Guerra Mundial.

Jules Rimet tinha 40 anos, era casado e pai de três filhos quando foi encaminhado ao 22o regimento territorial de infantaria de Rouen. Foi desmobilizado em 6 de janeiro de 1919 com a patente de tenente. Retomou imediatamente suas atividades no âmbito das instâncias federativas. E como recompensa por sua contribuição para o desenvolvimento da política esportiva do país foi eleito presidente da Federação Francesa de Football Association (FFFA) em 11 de abril de 1919.

Nos meses seguintes ao restabelecimento da paz, Rimet escreveu a Hirschmann, então presidente interino da Fifa. Insistiu na necessidade de aquela instância supranacional renovar os laços do futebol mundial, missão altamente diplomática. O contexto político era bem pouco propício aos encontros internacionais. Se as partidas entre países aliados foram rapidamente retomadas, parecia inimaginável confrontar as equipes dos antigos inimigos.

Jules Rimet destacou-se, então, por suas qualidades de mediador, que lhe valeram ser eleito presidente da Fifa em 1o de março de 1921. Em 1923, o jornalista Maurice Pefferkorn escreveria, sobre os talentos diplomáticos de Rimet: “Ele tem o espírito político que lhe sustenta o senso de governo. Ele tem o gosto do favor popular e o respeito da opinião das massas”.

Desde então, Rimet tinha apenas um sonho: criar a primeira Copa do Mundo de futebol. Ele estava convencido de que essa competição mundial aproximaria os povos e suscitaria um interesse excepcional. Os Jogos Olímpicos organizados em Paris em 1924 reforçaram sua convicção. Entre as 24 equipes participantes do torneio de futebol, a maestria exibida pelos uruguaios tinha despertado o entusiasmo popular.

A final Suíça-Uruguai reuniu dezenas de milhares de espectadores. Ainda no primeiro tempo, o público foi conquistado pelo estilo de jogo envolvente dos uruguaios. Esse pequeno país, com uma população apaixonada por futebol, era a terra prometida buscada por Jules Rimet. Aquela que faria do futebol a primeira religião planetária.

O destino deu uma ajuda. No ano seguinte, Rimet encontrou, em Genebra, Enrique Buero, embaixador do Uruguai em Bruxelas. Entre os temas discutidos naquela conversa estavam a louca epopéia da equipe do Uruguai nos Jogos Olímpicos de 1924, louvações ao futebol-espetáculo e perspectivas para o futuro. Conquistado pela eloqüência do francês, Buero seduziu-se pela ideia de organizar a primeira Copa do Mundo de futebol em seu país. O presidente da Fifa escreveria mais tarde em suas memórias: “A Copa do Mundo nasceu naquele encontro – que eu chamaria tranquilamente de providencial”.

Restava submeter o projeto aos membros da Federação Internacional. Desafio perigoso. O risco de um fracasso financeiro alimentava o ceticismo. Com o objetivo de apresentar um projeto estruturado e convincente, Jules Rimet nomeou uma comissão composta pelo austríaco Meisl, o suíço Bonnet, o alemão Linnemann, o italiano Ferretti e o francês Henri Delaunay. Foi Delaunay quem apresentou, em 26 de maio de 1928, em Amsterdã, em nome da França, uma moção determinando que a FIFA organizasse uma competição aberta a todas as nações do futebol. Para conquistar os votos dos mais reticentes, foi dada garantia aos membros de que o país organizador assumiria todos os custos da viagem e da estada das equipes e dos árbitros. A moção foi aprovada. Hungria, Itália, Holanda, Espanha, Suécia e Uruguai se candidataram a acolher a primeira Copa do Mundo.

Evidentemente, foi o Uruguai que alcançou essa meta. Por três razões: a equipe do Uruguai era bicampeã olímpica (1924 e 1928), seu renome era considerável em toda a América do Sul e o país se preparava para festejar o centenário de sua independência. Os dirigentes uruguaios se comprometeram até a construir em Montevidéu um estádio de 108 mil lugares, o Centenário.

No entanto, apesar das garantias financeiras, a maioria das associações europeias rejeitou o convite. A travessia do Atlântico ainda parecia, para muitos, uma aventura. Além disso, como o profissionalismo ainda não era a regra em todos os países, era preciso encontrar jogadores que aceitassem deixar o trabalho por um período de oito semanas. Era o caso da França. “Peregrino apaixonado”, como se definia, Rimet partiu para tentar obter o consentimento dos jogadores, a autorização de seus empregadores e dos dirigentes de clubes. “Assim”, disse ele, “consegui montar uma equipe que, aliás, teve uma presença bastante razoável em Montevidéu.”

No final, quatro nações européias (França, Romênia, Bélgica, Iugoslávia) e nove americanas (Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, Uruguai e Argentina) participaram da competição.

Era sem dúvida em tudo isso que Jules Rimet pensava em 21 de junho de 1930, no convés do Conte Verde. A travessia até a América do Sul ocorreu sob uma atmosfera alegre e divertida. Os franceses confraternizaram com os jogadores romenos e belgas. À noite, lembravam canções de Maurice Chevalier. No convés, os jogadores improvisavam corridas sobre as mãos. Em um perímetro reduzido, trabalhavam a técnica de controle da bola. Para desenvolver sua condição física, alinhavam cadeiras no convés e saltavam sobre elas com os pés juntos. Um meio excelente para esculpir os abdominais.

Os jornais da época relatam que uma multidão entusiasmada aclamou as equipes quando chegaram a Montevidéu, em 5 de julho. A seleção da França estava alojada em um complexo luxuoso, o Rowing Club. Em 13 de julho, os franceses abriram a competição contra o México no estádio de Pocitos – ainda não terminado, o imenso estádio do Centenário seria inaugurado cinco dias mais tarde. A França venceu o México por 4 gols a 1, e Lucien Laurent foi o autor do primeiro gol da história da Copa do Mundo. Vitória sem continuidade: os franceses perderam as duas outras partidas classificatórias contra a Argentina e o Chile.

Em 30 de julho de 1930, dia da final Uruguai-Argentina, os 80 mil torcedores uruguaios mal respiravam. A Celeste – como chamavam sua equipe – vencia por 3 a 2 pouco antes de soar o apito final, mas não estava a salvo de um contra-ataque argentino. Poucos minutos depois,
o Centenario transbordava de felicidade: Castro acabava de fazer o quarto gol, que esmagava definitivamente as esperanças argentinas. Jamais Jules Rimet havia conhecido “uma tal tempestade de entusiasmo, de emoção liberada”.

Logo depois do final da partida, foi hasteada a bandeira nacional. O clamor que vinha das arquibancadas era indescritível. O presidente da Fifa entregou a Copa do Mundo a Nazzazi, capitão da equipe uruguaia. Naquele momento, não se sabia qual dos dois homens estava mais feliz.

Jules Rimet havia vencido sua aposta: fazer dessa competição um formidável espetáculo popular de alcance universal. Restava-lhe um último desafio: converter o futebol francês ao profissionalismo. Isso seria feito em janeiro de 1932, quando foi adotado o estatuto do jogador profissional. Segundo ele, era o momento de acabar com práticas ambíguas – um bom número de clubes amadores remunerava então os jogadores profissionais: “Diante das práticas clandestinas, devíamos reagir com rapidez e dar nome aos bois. Ao fazer isso, cumpriríamos um dever de honestidade em relação a nós mesmos”. Rimet estava certo de que o amor pela camisa valia todo o ouro do mundo. Outros tempos, outros costumes. (Eric Pincas para História Viva).

Um livro chamado zoom...



Os Seres humanos são criaturas tão pequenas, não?

Então não se preocupe tanto com todas as coisas,
aproveite cada momento, faça tudo o que você deseja fazer...
Amplie sua vista, amplie sua mente,
Não se preocupe tanto com coisas que te aborrecem,
Aproveite sua vida com amor, segurança e paz,
Esteja sempre feliz com cada dia que nasce..
Aproveite o por do Sol...
Sempre olhe para o lado positivo das coisas...
E tenha a certeza, que sempre existe o lado positivo,
mesmo que tudo pareça tão ruim.
(da colaboradora do blog Lilian Pessoa )

*clique em ver todas as imagens e acompanhe o efeito do zoom

Como o Google trabalha

How Does Google Work?
Infographic by PPC Blog

Interessante infográfico que tenta elucidar toda a magia do Google.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...