sábado, 14 de agosto de 2010

Reino Unido testa automóvel movido a fezes

Um novo tipo de automóvel circulou recentemente pelas ruas do Reino Unido: um VW New Beetle movido a biometano, gás extraído dos dejetos de uma estação de tratamento de água. Um carro movido a fezes.
Quando se fala de energias verdes, pensa-se logo em parques eólicos, campos com painéis solares e grandes represas que não somente geram eletricidade, mas também proporcionam lindos e pitorescos panoramas. Mas as fontes de energia nem sempre vêm desses locais pitorescos, podemos encontrá-las nos lugares mais inesperados, como por exemplo, no banheiro.

O metano é um gás amplamente utilizado como combustível em turbinas ou em geradores de vapor. Ele é um gás de efeito estufa 20 vezes mais potente do que o dióxido de carbono (CO2), cuja liberação descontrolada na atmosfera aceleraria o processo de aquecimento global.

Mas de maneira controlada, seu uso é comum como fonte de calor para casas e cozinhas em forma de gás natural. E, há pouco tempo, passou a servir de combustível alternativo para veículos. A ideia não é nova: o metano já é utilizado como combustível na Europa e na América, com o nome de Gás Natural Comprimido (GNC).

A questão é como obter o gás metano. Na natureza, ele é encontrado como produto da putrefação de plantas e elementos orgânicos, como também de dejetos humanos. Precisamente a partir desse último material, ganha-se o chamado biometano, gás extraído do tratamento de, literalmente, excrementos humanos. (continue lendo )

Uma sandália para ir a praia e abrir a sua cerveja

...uma cerveja antes do almoço pra ficar pensando melhor ( chico science ). Bem que a  Reef; poderia homenageá-lo com esse produto, uma sandália que tem um abridor de garrafas na sua parte inferior.

Uma das maiores aventuras de todos os tempos

Na primeira década do Século XX estava a pleno vapor a chamada "Corrida ao Pólo Sul". Vários países com seus principais exploradores buscavam fincar sua bandeira no Pólo Sul. Ficou para a história a disputa entre o norueguês Amundsen e o inglês Scott.

Amundsen, com uma expedição bem mais organizada, ganhou a corrida e fincou a bandeira norueguesa no Pólo Sul. E como se não bastasse, para piorar a situação, Scott morreu durante o retorno, a poucos km de um depósito de provisões.

Restava aos ingleses um outro desafio: Atravessar o continente Antártico a pé, passando pelo pólo. E para isto, foi chamado o  experiente irlandês Ernest Shackleton, que já havia feito 2 expedições anteriores ao continente gelado...continue lendo

Imagens de um trágico deslizamento na China

Um forte deslizamento de terra causou diversas mortas e inundou várias ruas e avenidas da cidade de Zhouqu, na região tibetana, na China. O deslizamento bloqueou o leito normal do rio bailong causando alagamentos e transtornos a população. Veja mais imagens aqui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...