segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Em um 13 de setembro...



O pai da aviação (20 de julho de 1873 – 23 de julho de 1932) viveu em Paris, onde estudou ciência e mecânica, e tinha o costume – atípico para a época – de deixar suas pesquisas como domínio público, livres de registros e patentes. Tornou-se digno da denominação de pioneiro quando mostrou ter criado um avião capaz de voar a partir de uma decolagem própria, sem o impulso de catapultas: o 14-Bis. O primeiro voo do 14-Bis ocorreu em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, sob o testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense. Após pegar impulso com as rodas que faziam parte de sua própria estrutura, inovadora, o avião voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros. Menos de um mês depois, o feito foi repetido – porém, dessa vez, foram percorridos 220 metros a uma altura de seis metros. Mas foi em em 13 de setembro de 1906 que Santos Dumont tornou-se o primeiro homem a elevar-se no ar por seus próprios meios. Neste voo, ele alcançou sete metros de altura.

Íon, o carro francês de emissão zero

O Peugeot Íon é um carro urbano, fácil de operar, silencioso, confortável e segundo a montadora, oferece tudo o que precisamos para viver o nosso dia a dia nas grandes cidades de uma maneira mais sustentável, com ausência de emissões de CO2.

O foco da montadora com este carro são os serviços públicos e empresas que tem esse foco em sustentabilidade, mas também o público em geral.

O Íon tem velocidade máxima de 130km/h e aceleração de 0 a 100 em 15.9 seg e a emissão de CO2 é zero (pelo menos o carro, o que se emite para produzir a energia é outra conversa). Graças a gestão de energia da bateria e recuperação de energia durante a desaceleração e frenagem, o carro roda ate 150km sem recarregar.  Leva 6 horas para recarregar a bateria completamente usando uma tomada domestica, e com uma carga rápida oferece uma taxa de 50% de recarga em 15 mins, ou 80% em 30mins. Da até para imaginar com nossa rotina de chegar em casa a noite, coloca o carro e o celular pra carregar e ir dormir. No dia seguinte, tudo pronto pra sair de casa.
Com o custo entre € 1,50 e € 2,00 por 100 km, a conta de energia do Íon é beem interessante. Quem não vai gostar são os donos de postos de gasolina...,continue lendo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...