segunda-feira, 14 de novembro de 2011

As 100 melhores e piores faculdades do Brasil


Quando apenas a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) entra em cena, universidades brasileiras desconhecidas do grande público sobem para as melhores colocações. É o que revela levantamento feito pelo economista Claudio de Moura Castro, Aldo Giuntini e Luciana Lima com base nos dados do Ministério da Educação (MEC).

Para se ter uma ideia, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana, em Minas Gerais, é a instituição campeã de acordo com novo ranking presente no artigo “Avaliação no ensino superior: acertos e derrapagens”.

Diferentemente do MEC que avalia a qualidade através do Índice Geral de Cursos (IGC), entre outros critérios, como a a opinião dos alunos sobre a faculdade, o estudo coordenado pelo economista Claudio de Moura Castro chega a um ranking em que o desempenho na sala de aula – as notas do ENADE- é o principal critério.
Para chegar aos 100 nomes que compõem a lista, Castro e equipe calcularam a média aritmética de todas as notas de estudantes de uma mesma instituição.
Como os dados utilizados para a análise foram as notas do ENADE, que dependendo da área de conhecimento só acontece uma vez a cada quatro anos, o ranking não inclui as 2.377 unidades de ensino superior do país (número de 2010). Apenas 1.682 participam da pesquisa.
Curiosamente, 65% das melhores instituições, segundo esse critério,  são privadas. Detalhe, muitas são afastadas dos grandes centros. Por outro lado, entre as 100 piores, a participação de faculdades públicas é bem menor.
Para Castro, que coordenou o estudo, o estudante deve buscar uma instituição que esteja bem posicionada em rankings, mas este não deve ser o único critério. “Um indicador muito importante é a nota do ENADE do curso, é decisivo na hora da escolha”, explica...CONTINUE LENDO

11 comentários:

Carolina Couto disse...

Retardado é quem diz "Só fumar maconha que voce ta estudado pra filosofia"

L disse...

Retardado é quem diz "Só fumar maconha que voce ta estudado pra filosofia".²

Edu disse...

Faço USP e não fumo maconha e no meu curso de física o cálculo é f.. mesmo. Concordo com a Carolina. E você não pode generalizar os estudantes de filosofia em fumar maconha. Menos de 1% dos alunos da USP concordam com a PM fora do campus. Sei q a questão não é inteiramente essa, mas não misture as coisas. Só pra você saber 6 dos 9 melhores cursos de filosofia do MUNDO são dos alunos de filosofia da USP. E agora me diga bode: "Esses alunos fazem cálculos f...?" Acho que não precisam fazer tantos cáculos, muito menos fumar maconha.

falcon disse...

tudo bem..não vamos banalizar...fazer uso de uma substancia entorpecente proibida dentro de uma faculdade.
melhorou?
a vá!!!

Edu disse...

Puta cara burro (falcon) não entendeu nada!
Não sou a favor da maconha.
E não estou dizendo q a maconha melhorou o ranking da USP.
Só estou dizendo para não generalizar. Sabe o que significa "generalizar"?

Total Mídias disse...

[Anúncio no Site]
Olá, sou representante do Total Pop-Up e gostaria de convidar seu site à nos conhecer.
O Total Pop-Up é uma agência de publicidade especializada em pagar por pop-unders.
COMEÇE A GANHAR DINHEIRO HOJE, CADASTRE SEU SITE: www.totalpopup.com

Att.
Leonam

Anônimo disse...

Esse ranking que você postou recentemente saiu na revista veja, e se refere a PEQUENAS FACULDADES, ou seja, com poucos cursos e/ou novas. A verdadeira colocação da universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri em um ranking recentamente feito através do ENADE onde avaliaram cursos como: agronomia, fisioterapia, odontologia e enfermagem (não avaliaram engenharias, por exemplo), a universidade ocupa o 51º, por exemplo.

Anônimo disse...

Muito Bom

Anônimo disse...

Cadê a UFSM?

Giulia disse...

Porra, Escola Agrotécnica Federal de Concórdia! Muito bom saber que está em 12º, a Escola é realmente muito boa, porém, pouquíssimo prestigiada, já que se encontra praticamente no meio rural de uma cidade pequena do interior.

Matheus disse...

Muito interessante a listinha...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...