segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um projeto de hotel flutuante

Parte inferior em forma de casco permite flutuação do edifício

O escritório russo Remistudio desenvolveu o projeto conceitual de um hotel com estrutura em forma de arco, capaz de flutuar. O edifico de 30 m de altura denominado Ark Hotel foi desenvolvido dentro do programa "Architecture for Disaster Relief", realizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), com base na preocupação com as mudanças climáticas e com a elevação do nível do mar.

Segundo os arquitetos, o edifício também poderia ser construído no solo, em áreas com grande incidência de terremotos, pois sua estrutura formada por cabos de aço e arcos de madeira comprimidos permitiria que a energia gerada pelo terremoto fosse distribuída por todo o corpo do edifício.
A construção é iniciada a partir da instalação de um suporte central que tem, em sua parte inferior, uma unidade de transformação de energia térmica em energia elétrica. Em seguida, são instalados os arcos e o fechamento. Toda a construção seria realizada com a energia gerada pela própria unidade do suporte central.
Etapas de construção

O projeto do Ark Hotel prevê quatro pavimentos de quartos, todos conectados ao jardim interno, além de um grande espaço aberto, que permitiria a circulação das pessoas pelo edifício.
Os 3,2 mil m² de área construída seriam cobertos por Etileno Tetrafluoretileno (ETFE), película plástica mais leve que o vidro, mas que garante a mesma luminosidade. Além disso, o edifício conta com um sistema de reuso de água da chuva e placas fotovoltaicas colocadas sobre a cobertura ( PINIweb ).

Edifício também pode ser construído em terra, em áreas com alta incidência de terremotos
Estrutura do edifício será feita em arcos de madeira e cabos de aço comprimidos
Estrutura inferior conta com unidade de transformação de energia térmica em energia elétrica
Esquema de geração de energia


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...