domingo, 16 de agosto de 2015

Estamos Muito Perto de Fazer Paraplégicos Voltarem a Andar

"Foi um ano muito louco", disse Miguel Nicolelis, entre duas longas arfadas, à beira de uma mesa na sede do Projeto Andar de Novo, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo, numa tarde recente. O neurocientista brasileiro de 54 anos não escondia o cansaço. "Coréia, Alemanha, Estados Unidos", continuou. "Viajei muito."
De olheiras fundas e fala ágil, Nicolelis nos recebia para tratar dos resultados do projeto que visa reabilitar pessoas paraplégicas por meio de um exoesqueleto e um capacete conectado ao cérebro. A ideia do encontro era buscar atualizações. Dados. Afirmativas. Planos.
Fazia mais de um ano que o primeiro chute com a tecnologia havia sido dado na abertura da Copa do Mundo e, desde então, quase nada se falou sobre a evolução dos estudos. De lá para cá, não foram poucos os colegas que criticaram, para a ira do neurocientista, a falta de resultados do consórcio milionário – só para a Copa do Mundo, o Projeto Andar de Novo arrecadou R$ 33 milhões.
"Não posso dar muitos detalhes dos estudos antes de publicá-los", falou o cientista, logo no início da conversa. "É um processo longo, demorado."...CONTINUE LENDO AQUI

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...