sexta-feira, 23 de outubro de 2015

7 museus de vinhos para conhecer

Para os curiosos e apaixonados pela história por trás de um bom exemplar, apresentamos uma lista de 7museus de vinhos que são um verdadeiro convite a novas descobertas, via Sommelier wine

1 – Vivanco Museu da Cultura do Vinho (Rioja, Espanha) – foto acima
Com uma área de 4.000 metros quadrados e seis salas, cinco permanentes e uma para exposições temporárias, esse museu é totalmente dedicado à valorização dos mais de 8.000 anos de história da relação entre o homem e o vinho. Além disso, possui o Jardim de Baco, uma coleção de videiras, com mais de 220 ​​variedades de todo o mundo.
2 – Museu do Vinho do Porto (Porto, Portugal)
Dedicado a preservar e contar a história do desenvolvimento da indústria do vinho do Porto, esse museu está localizado no armazém Cais Novo, um edifício do século XVII que já foi depósito de vinho da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. Passeio obrigatório para enófilos em Portugal.
3 – Wine Museum Koutsoyannopoulos (Santorini, Grécia)
Localizado dentro de uma caverna natural, oito metros abaixo do solo, esse museu demorou 21 anos para ser construído pela família Koutsoyannopoulos e é o único do seu tipo, na Grécia. A visita ao lugar é facilitada por um guia de áudio, disponível em 14 idiomas. Além de admirar artefatos relacionados com o vinho, o visitante ainda pode provar quatro exemplares produzidos pela Koutsoyannopoulos Winery.
4 – Wine Museum Castello di Barolo (Barolo, Itália)
Verdadeira atração turística na região, esse museu recebe cerca de 45.000 visitantes por ano, desde que foi inaugurado, em 2010. Entre as atrações do lugar, está uma visitação interativa, que leva o visitante pelos cinco andares do castelo em que foi instalado. Para finalizar, uma super degustação com mais 180 rótulos disponíveis para quem quiser provar e comprar.
5 – Museu do Vinho Lungarotti (Torgiano, Itália)
O MUVIT, aberto ao público em 1974, já foi descrito pelo New York Times como o melhor museu do vinho na Itália. O museu oferece um passeio através de vinte salas, onde mais de 2.900 artefatos são encontrados: coleções etnográficas, arqueológicas e coleções de arte, que carregam mais de 5000 anos de história do vinho.
6 – Museu do Vinho Mário Pellegrin (Videira, Santa Catarina)
Mantido pela prefeitura da cidade, o museu conta a história da uva e do vinho, através da exposição de equipamentos usados pelos primeiros colonizadores para a fabricação de vinho, na região. O espaço ainda oferece exposições temporárias de fotos e objetos, exposição permanente de vitivinicultura e pesquisa histórica.
7 – Museu do Vinho e do Comércio de Bordeaux (Bordeaux, França)
Aberto ao público desde 2008, esse museu contém uma preciosa coleção de objetos históricos e documentos que contam a história do desenvolvimento do comércio de vinhos na região, desde a Idade Média. O lugar ainda possui área de degustação e loja de vinhos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...