sábado, 2 de janeiro de 2016

Uvas desconhecidas produzem vinhos fascinantes

Muita gente está acostumada a conhecer os vinhos pelos nomes de suas uvas. Isso, obviamente, não é um sacrilégio, apesar de ser um pouco de preconceito. Especula-se que todo enófilo que se preze conhece Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Syrah, Malbec, Nebbiolo, Chardonnay, Sauvignon Blanc e até Carménère - que ultimamente ganhou mais exposição no Brasil devido a uma enxurrada de vinhos varietais à base dessa especial cepa francesa, que fez fama no Chile.
Pois bem, muitos estão bitolados em algumas uvas. É lógico que vinhos elaborados a partir das castas citadas acima são, em sua maioria, excepcionais. A partir, por exemplo, da Cabernet Sauvignon e da Pinot Noir, temos os mais badalados, procurados, caros e requisitados vinhos do mundo, principalmente os provenientes da França. A Borgonha, com exclusividade na Pinot Noir em seus tintos, e Bordeaux, com a Cabernet Sauvignon liderando os famosos cortes, são religiões entre os mais apaixonados por grandes vinhos.
Nem tudo que é bom é Cabernet
Sendo assim, para fugir do óbvio, nesta edição decidimos dedicar tempo às desconhecidas castas que produzem vinhos muito especiais e alguns até excepcionais. Ou seja, vamos quebrar o paradigma de que, para bebermos um grande vinho, é necessário que ele seja produzido a partir de uma uva "famosa".
A inspiração para tal empreitada nasceu em 2008, em um jantar com o Sr. Miguelàngel Cerdá, proprietário de uma bodega Anima Negra, localizada na ilha de Palma de Mallorca, costa mediterrânea na Espanha. Miguelàngel começou apresentando seu branco e, para a surpresa de todos, a uva predominante era chamada de Moll. Vocês já ouviram falar? Pois bem, esse vinho, denominado Quibia 2007, estava excelente. Parou por aí? Não! Os próximos, os tintos, eram todos de castas desconhecidas. E foi o AN 2004, produzido com predominância da cepa Callet, que tirou suspiros de todos. É muito, mas muito difícil alguém ter ouvido falar sobre essa uva. Talvez nem o tenista Rafael Nadal e sua família, oriundos de Mallorca, tenham ciência dela.
Sendo assim, decidimos escolher algumas castas desconhecidas da maioria dos apreciadores do líquido de Baco (que tivessem produtos disponíveis no mercado nacional) e abordá-las para os nossos apaixonados leitores. Como é bom saber que existem infinitas uvas mundo afora produzindo vinhos especiais... CONTINUE LENDO AQUI

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...